quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Performance em 2D


Com excepção das placas equipadas com os chipsets Voodoo e Voodoo 2 (como Monster e a Monster 2 da Diamond) que desempenham apenas as funções 3D, necessitando que placa de vídeo 2D separada esteja instalada para executar as funções 2D; todas as placas 3D à venda desempenham tanto as funções 2D quanto 3D, sendo por isso chamadas de placas Combo.

Enquanto a performance e os recursos em 3D variam muito de uma placa para a outra, os recursos 2D são bem parecidos em todas as placas. Isto acontece por que a tarefa de gerar imagens bidimensionais, como as utilizadas no Windows é bastante leve se comparada com a hercúlea tarefa de gerar imagens 3D. Todas as placas 3D Combo à venda actualmente oferecem um desempenho em 2D bastante satisfatório. Na verdade, tratando-se de 2D, mesmo placas mais simples, como a Trident 9685 ou a Diamond 2000 são capazes de atender às necessidades da grande maioria dos utilizadores. Trabalhando com resoluções de ecrã de até 1024x 768 você não notará muita diferença de uma placa para a outra.

Porém, se estiver pretendendo comprar um monitor de 19 ou 21 polegadas, e usar a sua área de trabalho a 1280x1024 ou mesmo 1600x1200, então algumas placas apresentarão melhores resultados, suportando taxas de actualização melhores. A maioria das placas, mesmo placas #d poderosas como as GeForce e as Radeon da ATI apresentam imagens trêmulas a 1600 x 1200, por suportarem refresh-rates de apenas 60 Hz nesta resolução, enquanto a Matrox G400, que é um pouco mais dedicada ao segmento profissional, mantém imagens perfeitas, com 75 Hz. Note que o LG Flatron de 17”, que nem é um monitor tão inacessível assim já suporta 1600 x 1200 com 75 Hz.

O ponto principal tratando-se de imagens 2D é a velocidade do RAMDAC, o circuito da placa de vídeo encarregado de actualizar as imagens no monitor. Quanto maior for a resolução utilizada, mais rápido o RAMDAC deve ser para manter uma boa taxa de actualização e, consequentemente, uma imagem estável, livre de qualquer tremulação (flicker). Mais adiante, vamos examinar as
especificações das principais placas do mercado.


in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto




Sem comentários: