terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Binóculo

O binóculo é o grande auxiliar do observador de aves, pois permite aumentar o seu alcance visual, fundamental para a identificação das espécies. É portanto essencial conhecer as características mais importantes de um binóculo, antes de o adquirirmos. Existem à venda modelos muito parecidos com grande diferença de preço, por exemplo, um binóculo de 50 euros pode ter um aspecto exterior parecido com um de 250 euros ou mais. A diferença estará na qualidade óptica de lentes e prismas, nos tratamentos anti-reflexo, robustez mecânica, revestimentos, etc. São de evitar binóculos sem marca, ou de marca desconhecida , ou sem referência ao seu grau de ampliação e luminosidade. Preços extremos , tanto muito baratos porque inevitavelmente a qualidade será baixa, como muito caros porque aí a diferença de preço é mais alta que o respectivo ganho de qualidade, são também de evitar.

As principais características de um binóculo são: o seu grau de ampliação, e a sua luminosidade. Estas características vêm assinaladas no binóculo sob a forma aritmética de, por exemplo, 10X50, 8X30, 7X32 …

O primeiro número representa grau de ampliação. No primeiro caso, 10X50 o grau de ampliação é de 10 vezes, no segundo 8X30, o grau de ampliação é de 8 vezes, e no terceiro 7X32, de 7 vezes.

Para um binóculo que se segura na mão recomenda-se graus ampliação entre 7 a 15 vezes já que quanto maior for o grau de ampliação, mais pesado é o binóculo, o que gera tremuras nas mãos, que por sua vez faz tremer a imagem, tornando a observação extremamente desconfortável. Do mesmo modo quanto maior for o grau de ampliação mais estreito se torna o campo visual, o que torna difícil localizar da ave através do binóculo.

O segundo número (10X50, 8X30, 7X32) designa o diâmetro da objectiva em milímetros. Quanto maior for o diâmetro da objectiva mais luminosa é a objectiva, e consequentemente maior nitidez e pormenor são possíveis de obter.

Tipos de Binóculo
 
Em cada um dos dois tubos de um binóculo, a luz entra pela objectiva e vai até à ocular passando por um sistema de prismas. Os dois sistemas mais habituais são os de prismas tipo “Porro” e os de “Tecto”, originando dois tipos de binóculos.

Binóculo de Prismas de Tecto
 
No binóculo de prismas de tecto, também conhecido como binóculo de prismas paralelos, a ocular e a objectiva estão no mesmo alinhamento. A sua construção é compacta, tem boa luminosidade, e são facilmente manipulados. Este tipo de binóculo é geralmente mais caro que o de prisma de Porro.

Binóculo de Prismas de Porro
 
Este tipo de binóculo caracteriza-se por a ocular e a objectiva não estarem alinhados no mesmo eixo, existindo um desvio nos tubos do binóculo, o que se reflecte visualmente no seu design. Este tipo de construção permite mais opções
de graus de ampliação e diâmetros de objectivas. São geralmente mais pesados que o binóculo de prismas de tecto.


in Guia de Observação das Aves


Sem comentários: