domingo, 18 de setembro de 2016

Grandes Guitarristas XV

Pat Metheny
N. 12 de Agosto de 1954. em lees Summit. Missouri. EUA
Guitarrista de jazz notável, Pat Metheny também é um compositor admirado com um repertório que abrange e funde géneros muito variados. Usa uma grande paleta de sonoridades para desenvolver melhor o seu estilo.
Pat Metheny iniciou-se na guitarra influenciado pela música clássica e por guitarristas como Jim Hall.

O seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), associa calmas paisagens sonoras com harmonias elaboradas. De seguida forma um quarteto e lança alguns álbuns, como American Garage (1979), onde produz sons orquestrais com a ajuda de uma guitarra-sintetizador e soberbos solos que aliam
lirismo e complexidade.

Wes Montgomery
N. 6 de Março de 1925. Indianapolis. Indiana, EUA; M. em 1968
Incarnação da tradição jazz na guitarra, Wes Montgomery foi um dos guitarristas mais expressivos. Génio intuitivo, exibia uma habilidade surpreendente.

Nascido numa família de melómanos, Wes Montgomery, admirador de Charlie Christian e Django Reinhardt, começa a desenvolver a sua própria técnica utilizando o polegar para conseguir um vocabulário jazz de sonoridades quentcs e swing inigualável. O álbum The Wes Montgomery Trio (1959) inclui uma magnifica versão de "Round Midnight" de Thelonious Monk, onde o seu solo está cheio de criações melódicas. Em 1960, faz uma entrada fulgurante com o álbum The Incredible ]azz Guitar Of Wes Montgomery, que inclui composições como "West Coast Blues", com uma estrutura e solos de grande riqueza criativa. Montgomery continua a ser uma das figuras mais importantes do jazz, cuja influência ainda se faz sentir actualmente.


in

Sem comentários: