sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Controlar a Exposição do Flash

O flash proporciona geralmente
boas exposições, mas se o
sensor for bloqueado, é possível
obter resultados estranhos, tais
como esta sobreexposição
grosseira do objecto principal.
Com uso do flash, por vezes o objecto principal da fotografia fica muito escuro, ou demasiado iluminado, ou o flash de enchimento não proporciona os resultados esperados. Estas situações acontecem por uma variedade de razões. É possível que o objecto esteja demasiado próximo ou afastado da câmara, pode ser demasiado pequeno ou estar demasiado descentrado, ou pode ser muito escuro ou claro contra um fundo com a tonalidade oposta. Como já foi abordado anteriormente, é possível usar a compensação, o bracketing, e o bloqueio para controlar a exposição. Com algumas câmaras é possível ter o mesmo tipo de controlo, quando utilizar o flash.

Ícone típico de compensação
do flash.
Bloqueio da Exposição do Flash
O bloqueio da exposição do flash (FE-L – Flash Exposure Lock) funciona de uma forma muito semelhante ao bloqueio da exposição automática (AE Lock). Quando escolhe esta opção e pressiona o botão do obturador, é disparado um “pré-flash” e o sistema de exposição lê e armazena temporariamente os valores da exposição do flash. Depois é possível recompor a cena, realizar ajustes de exposição ou foco, e então tirar a fotografia, usando os valores armazenados. O bloqueio da exposição do flash é extremamente útil quando o objecto principal da cena está descentrado no enquadramento. Também torna possível a eliminação de potenciais erros de exposição causados por reflexos indesejados de superfícies altamente reflectoras, tais como espelhos ou janelas.

As cinco fotografias foram tiradas com flash. A diferença de exposição do flash é de 1 valor de exposição entre cada uma delas.
Compensação da Exposição do Flash
Se o objecto fotografado com flash fica demasiado escuro ou iluminado, é possível usar a compensação da exposição do flash. Este modo funciona exactamente da mesma forma que a compensação da exposição, ajustando a potência do flash, sem alterações na abertura do diafragma ou no tempo de exposição. Esta é uma forma ideal de equilibrar a luz do flash e a luz natural ao usar o flash de enchimento, e de expor correctamente cenas ou objectos que são mais escuros ou claros que o normal. A função de compensação da exposição permite geralmente a variação das exposições do flash em mais ou menos 2 stops, em incrementos de 1/3 de stop.

Compensação da Exposição e do Flash
Também é possível utilizar a compensação da exposição do flash em conjunto com a compensação de exposição da câmara. A compensação da exposição da câmara ilumina ou escurece o plano de fundo, que é iluminado com luz natural, e a compensação da exposição do flash ilumina ou escurece o objecto iluminado pelo flash. Esta é uma combinação eficaz de controlos de exposição que lhe permite captar imagens exactamente como pretende.

Na imagem da esquerda, foi usado o flash para fotografar a flor. Na direita, o valor de compensação da exposição foi ajustado para -2, para escurecer o plano de fundo.
É possível utilizar um
flashmeter para
verificar os valores de
exposição com o uso
de flash.
Cortesia da Sekonic.
Bracketing da Exposição do Flash
O bracketing da exposição do flash (Flash Exposure Bracketing - FEB) é uma forma de compensação automática da exposição do flash. Este modo capta uma série de imagens com flash, com valores ligeiramente diferentes, acima e abaixo da exposição recomendada pelo sistema de exposição automática. A potência do flash altera-se em cada imagem, enquanto o nível de exposição do plano de fundo permanece o mesmo.

Sincronização de Alta-Velocidade
Numa câmara com obturador de plano focal, é possível utilizar tempos de exposição mais curtos que a velocidade de sincronização do flash, se o flash usado tiver uma função chamada sincronização de alta velocidade (Também chamada de sincronização de plano focal). Este modo é capaz de expor totalmente uma imagem, porque o flash dispara repetidamente, ao mesmo tempo que a abertura das cortinas do obturador se vai deslocando ao longo do sensor de imagem. A única desvantagem deste modo é que a intensidade do flash é reduzida, e por isso o objecto não pode estar tão afastado, como poderia com um disparo normal. Quanto mais curto for o tempo de exposição, mais próximo o objecto tem que estar.

Como esta função torna possível o uso de flash em tempos de exposição muito curtos, ela aumenta as oportunidades da utilização do flash em exteriores, com luz natural muito intensa.

O flash estroboscópico imobilizou
repetidamente o movimento da
cabeça do pássaro do brinquedo
Aqui são apresentadas algumas situações em que esta função é útil.
  • Imobilizar uma acção, usando um tempo de obturação mais curto, ou obter um plano de fundo desfocado, utilizando uma abertura de diafragma maior.
  • Captar os reflexos do flash, que fazem brilhar os olhos do modelo de um retrato. (catchlights)
  • Iluminar as sombras da imagem.
Flash Estroboscópico
A função de flash estroboscópico dispara o flash várias vezes a alta velocidade, para capturar múltiplas imagens do mesmo objecto, na mesma fotografia. Existem vários exemplos deste tipo de utilização do flash em fotografia de desporto, o que torna possível demonstrar ou analisar a oscilação de um taco ou bastão, por exemplo.



Sem comentários: