sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Utilizar um Flash Externo

Uma sapata ou conexão de
sincronização permite a ligação
de uma unidade externa de
flash à câmara.
Imagem cortesia da Olympus.
O flash integrado é muito conveniente, porque o acompanha aonde quer que vá. No entanto, estas unidades de flash não têm muito alcance e é impossível afastá-lo da câmara para eliminar os olhos vermelhos. As imagens captadas com este tipo de flash também costumam ter uma iluminação monótona e sem sombras, que minimiza os volumes e as texturas das superfícies. Para ultrapassar estes problemas é necessário um flash externo.

Ligações de Flashes Externos
Existe mais do que uma maneira de ligar um flash externo a uma câmara:

• Uma sapata para flash (hot shoe) segura um flash externo no topo da câmara e providencia as ligações eléctricas entre o flash e a câmara. Basta deslizar a base do flash para dentro da sapata e apertar uma roda para segurá-lo no seu lugar. Também há cabos de extensão com sapata que permitem montar o segurar o flash longe da objectiva para obter uma iluminação lateral mais dramática, e eliminar os olhos vermelhos. Estes cabos também podem ser utilizados para ligar uma potente unidade de flash de punho.

Flash de punho com controlo
remoto.
• O terminal PC (Prontor-Compur) é usado para ligar luzes de estúdio, usando um conector de rosca para uma ligação segura. Este tipo de ligação também permite ligar uma unidade de flash separada com um cabo de sincronização. Este cabo de sincronização faz a mesma ligação eléctrica que a sapata, mas permite retirar o flash da câmara. Muitas câmaras possuem aquilo que parece ser uma sapata sem ligações eléctricas. A única função destas sapatas é segurar o flash no topo da câmara, enquanto as ligações eléctricas são feitas com um cabo de sincronização ligado a um terminal PC.

Ken Kobre, autor de um texto
best seller sobre fotojornalismo,
desenvolveu o Lightscoop, que
amplia a superfície do flash
integrado, para suavizar a sua
luz.
Cortesia de www.lightscoop.com.
• Ligação sem fios. Se a sua câmara não possuir uma sapata ou outra ligação para flash, tal como acontece com muitas câmaras de bolso, é possível usar uma unidade escrava de flash. Estas unidades têm um sensor que dispara o flash sempre que é disparado o flash integrado da câmara. Como muitas câmaras digitais disparam o flash duas vezes por cada fotografia (o primeiro disparo é usado para determinar o balanço de brancos, e por vezes, o foco), estas unidades escravas estão projectadas para disparar apenas quando acontece o segundo disparo do flash da câmara.

Uma pequena unidade escrava de flash pode ser ligada a uma câmara de bolso, para aumentar o alcance do flash.

Unidades de Flash Dedicadas
Ring-Lite, da Canon desenhado
para fotografia de close-up.
As unidades externas de flash são disponibilizadas por várias fontes diferentes, mas as melhores são as chamadas unidades de flash dedicadas, que são geralmente disponibilizadas apenas pelo fabricante da câmara. O termo “dedicadas” significa que a unidade de flash está projectada para funcionar com um modelo de câmara específico. Apenas o flash dedicado é completamente integrado no sistema de exposição automática da câmara, oferecendo funções adicionais para expandir as capacidades da câmara. As unidades de flash não dedicadas têm que ser normalmente utilizadas em modo manual. Uma das vantagens do flash dedicado é que o sistema de exposição da câmara isola o flash quando é atingida a exposição correcta, tal como acontece com o flash integrado. As unidades de flash que não são projectadas especificamente para o modelo da sua câmara, disparam normalmente a potência máxima, e a exposição tem que ser controlada através dos parâmetros da câmara. Os flashes dedicados também fazem zoom, para cobrir a cena inteira, de forma a acompanhar o zoom ou a troca das objectivas. Assim como ao afastar o zoom, aumenta o ângulo de visão, o flash expande o seu feixe de luz de forma a cobrir toda a área. Ao aproximar o zoom, ou trocar de objectiva para uma distância focal mais longa, o feixe de luz do flash estreita-se, aumentando o seu alcance.

Uma das maiores vantagens de muitas unidades externas, é que permitem rodar a cabeça do flash, para reflectir a sua luz em paredes, tectos, ou reflectores próprios. Isto permite difundir e suavizar a luz, iluminar as sombras e distribuir a luz sobre uma área muito maior. Os objectos de fundo ficam muito mais iluminados do que com o flash directo. A luz reflectida percorre uma distância muito maior, pelo que o alcance do flash é menor. É possível verificar que algumas divisões são demasiado grandes para que o flash reflectido funcione eficientemente, a menos que haja outro objecto grande e claro, que não as paredes ou o tecto, onde reflectir a luz do flash. Usar o flash desta forma também consome mais energia, pelo que o tempo de reciclagem se torna maior.

Flash Anelar
Uma nova variação do flash anelar é o
Twin Lite da Canon, que tem duas
cabeças de flash ajustáveis. Funciona
quase como um estúdio montado
na câmara.
Existem duas importantes razões para usar o flash em fotografia de close-up. Com o uso de um flash, é possível usar aberturas menores para obter uma maior profundidade de campo, e explosões de luz muito curtas, a pequenas distâncias, evitam que a imagem fique tremida devido a movimentos do objecto ou da câmara.

Também é possível reflectir a luz do flash num reflector para iluminar o objecto de outro ângulo, para obter um melhor efeito de luz. Um tipo de flash especial para esta utilização é o flash anelar. Estas unidades de flash, que encaixam em volta da objectiva e disparam um circulo de luz para o objecto, são ideais para fotografia de close-up, nos ramos da medicina, medicina dentária e fotografia de natureza. Como este tipo de flash não produz sombras, é possível determinar o disparo de apenas um dos lados do anel, ou que um dos lados dispare com mais intensidade que o outro, para que sejam formadas sombras que revelem a textura e modelação do objecto. A Canon fabrica o flash Macro Twin Lite, projectado para fotografia de close-up profissional. Existem também outras empresas que fabricam unidades de flash semelhantes a esta. Nestas unidades de flash, as cabeças podem ser rodadas independentemente à volta da objectiva, apontadas separadamente e até mesmo removidas do suporte e montadas fora da câmara.



Sem comentários: