sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O movimento escutista IV

REALIDADE DO ESCUTISMO DE HOJE

O Escutismo continuou a crescer e a expandir-se para todos os pontos do globo. Hoje, somos mais de 25 milhões de Escuteiros, distribuídos por 237 países e territórios, o maior movimento de juventude a nível mundial e o único cuja finalidade é objectivamente implementar e desenvolver um Projecto Educativo junto dos jovens.

A Nível Nacional, somos aproximadamente 70.000, estamos divididos por 20 Regiões (cujos limites correspondem ás 20 Dioceses do País).

 
POTENCIALIDADES DO ESCUTISMO

Apesar dos quase cem anos de existência o Escutismo continua a responder aos problemas do nosso tempo, pese as grandes transformações operadas em todo este tempo. O Escutismo oferece aos jovens, um espaço de liberdade e de criatividade onde cada jovem é um agente activo do seu próprio crescimento. O Escutismo desenvolve o desejo natural de ser útil a alguém ou a alguma coisa. Isso permite ao jovem encontrar o seu lugar e perceber que pode mudar qualquer coisa no mundo.

É Missão do Escutismo contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei, na Promessa e nos Princípios, como consta do documento da Organização Mundial para o Movimento Escutista e da Carta do C.N.E.

Sem comentários: