sexta-feira, 20 de abril de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - Avaliar as fotos na própria câmara

A menos que esteja a fotografar um momento único e fugaz, não há razão para não verificar as imagens após captá-las - mesmo que seja apenas a primeira de uma sequência. 

As ferramentas mais importantes para este processo são o LCD da câmara e o histograma. Através do ecrã, pode verificar facilmente a composição e o enquadramento, e fazer verificações básicas de cor, certificando-se que o equilíbrio de brancos está correcto. Avaliar o enquadramento é especialmente importante caso a ocular não ofereça uma cobertura de cem por cento, pois pode encontrar um ramo ou uma pessoa na margem do enquadramento que não estava visível quando fotografou. O ideal é aumentar o nível de zoom e verificar a focagem e a profundidade de campo. Analise a imagem na íntegra para ver se algo está errado.
Se necessário, faça as devidas correcções e fotografe de novo!

Amplitude tonal
 
Não se fie apenas no ecrã LCD para avaliar a exposição. Ao invés, consulte o histograma da câmara. Este gráfico simples mostra a distribuição tonal da imagem, com áreas mais escuras representadas à esquerda e as altas luzes à direita. Se grande parte da informação do histograma estiver condensada à esquerda, a imagem está escura (possivelmente subexposta), ao passo que se estiver encostada à direita, a imagem está muito clara (possivelmente sobreexposta). Verifique se não perdeu informação e, caso tenha perdido, se isso não afecta áreas importantes. A falta de informação é representada pelo prolongamento do histograma para lá das margens, indicando sombras excessivas ou altas luzes "rebentadas". Se isto acontecer, use a compensação de exposição da câmara para fazer ajustes e volte a fotografar.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: