JOGOS
O Movimento Escutista, quando foi idealizado pelo seu fundador, Baden Powell, utilizou sempre o efeito "mágico dos Jogos". Os jogos são meios pelos quais os fins educacionais do Movimento são atingidos. Esta vontade natural de competir, tão comum nos jovens, os acompanham desde a infância, dotando-os de espírito de tolerância, da vontade de progredir, do respeito pelas regras e respeito pelos companheiros.
Características dos Jogos Escutistas
Acção - O Escutismo é a educação pela acção. Sugere actividades atraentes onde se aprende a partir das experiências realizadas. Existe sempre um toque de surpresa e emoção.
Imaginação - Cada secção é motivada por um apelo próprio a faixa etária: a fantasia dos Lobitos; a aventura dos Exploradores e Pioneiros; o desafio dos Caminheiros.
Socialização - Os jovens aprendem a viver em pequenos grupos sociais; são Bandos, Patrulhas e Equipas de interesse.
Funções - Assumem e desempenham funções de liderança.
Regras - A Lei Escutista está presente em todas as actividades do Movimento Escuteiro e nelas os jovens aprendem lições para suas vidas.
Aplicação dos jogos
A execução dos jogos divide-se em quatro fases distintas, a saber: a escolha, a preparação, a condução e a avaliação. Como escolher um Jogo - Na escolha do jogo os cuidados na escolha devem levar em conta o interesse dos participantes. O objectivo educacional que pretendemos atingir. Devem-se estabelecer regras simples e de fácil compreensão.
A preparação do Jogo
O dirigente responsável deve conhecer bem o Jogo (testando anteriormente), as suas regras, o local e o material a ser utilizado.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil
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