terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pleocotus austriacus, Morcego-orelhudo-cinzento

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Vespertilionidae.

Tipo de ocorrência
Madeira: Residente.

Classificação
Madeira: CRITICAMENTE EM PERIGO - CR
Fundamentação: A espécie tem uma área de ocupação e extensão de ocorrência reduzidas (inferiores aos 796 km2 do arquipélago), fragmentação elevada e admite-se um declínio continuado da qualidade do habitat. Não se conhece o tamanho da população nem a tendência populacional.

Distribuição
O morcego-orelhudo-cinzento distribui-se do Sul de Inglaterra até à Península Ibérica e ao Norte de África e para leste até à Mongólia, China Ocidental e Himalaias. Também está presente em Cabo Verde (Bogdanowicz 1999c).

Em Portugal é uma espécie relativamente comum ocorrendo em todo o território do Continente. Está também presente na Ilha da Madeira, onde a sua distribuição é mal conhecida (Palmeirim et al. 1999, Rainho & Palmeirim 2002) e mais recentemente foi localizada também nas Ilhas Desertas (F Rainer, com. pess.).

População
Não há dados que permitam fazer estimativas populacionais ou identificar quaisquer tendências no arquipélago da Madeira.

Em Portugal Continental é uma espécie relativamente comum, não existindo qualquer evidência de declínio. Parece ter declinado na parte norte da sua distribuição europeia, mas na generalidade do continente europeu a sua situação é estável (Bogdanowicz 1999c).

Habitat
A ecologia desta espécie no Arquipélago da Madeira é praticamente desconhecida.

A reduzida informação disponível revela a utilização de pequenos armazéns agrícolas como abrigo (Sarmento 1936, Rainho & Palmeirim 2002). Foi também observada a caçar numa área arborizada de laurissilva (Rainho & Palmeirim 2002).

Factores de Ameaça
O isolamento geográfico a que a espécie está sujeita no Arquipélago da Madeira constitui um dos principais factores de ameaça, tornando-a mais sensível a desastres naturais e a outras ameaças. Entre estas contam-se a redução das áreas de laurissilva e o uso de pesticidas.

Sendo uma espécie de voo baixo, encontra-se, por isso, sujeita a mortalidade por atropelamento.

Medidas de Conservação
Dada a reduzida informação que existe sobre esta espécie no arquipélago da Madeira, a sua conservação depende do desenvolvimento de acções de investigação para melhorar o conhecimento da distribuição, do efectivo e das tendências populacionais, que permitam avaliar a situação da espécie e planear medidas de conservação.

As poucas observações conhecidas da espécie são em laurissilva, pelo que a preservação deste habitat é certamente benéfica para a espécie.

A racionalização do uso de pesticidas e a realização de acções de sensibilização poderão também beneficiar esta espécie.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: