terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pseudorca crassidens, Falsa-orca

Taxonomia
Mammalia, Cetacea, Odontoceti, Delphinidae.
 
Tipo de ocorrência
Açores: Visitante.
 
Classificação
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto ao tamanho da população e tendências de declínio.
 
Distribuição
Esta espécie é cosmopolita e ocorre em águas tropicais a temperadas em todos os oceanos (Leatherwood & Reeves 1983, Jefferson et al. 1993). Nos Açores, a espécie deverá ocorrer em toda a Zona Económica Exclusiva, estando presente entre a Primavera e o início do Outono (Silva et al. 2003).

População
Não há dados que permitam conhecer a dimensão e tendência populacional.

Habitat
A falsa-orca é uma espécie pelágica, normalmente associada a grandes profundidades (Jefferson et al. 1993). Nos Açores, é observada em águas profundas mas também junto à costa em redor das ilhas. Estes animais podem utilizar toda a área da Zona Económica Exclusiva dos Açores, especialmente junto às ilhas e bancos submarinos.

Factores de Ameaça
São considerados factores de ameaça a captura acidental em artes de pesca e
a poluição por organoclorados e metais pesados (Johnston et al. 1996, Read 1996), mas a amplitude destas ameaças é desconhecida.

Nos Açores, as actividades de observação de cetáceos poderão causar alguma alteração comportamental, mas não deverão constituir uma fonte de ameaça à conservação da espécie.

Medidas de Conservação
Nos Açores, para além da legislação internacional em vigor, foi criada regulamentação para a actividade recreativa e comercial de observação de cetáceos. Estão a ser realizadas campanhas de educação e sensibilização ambiental, no âmbito de projectos de investigação diversos.
in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: