sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Como... Captar vídeo HD com a sua reflex

As câmaras de objectivas intermutáveis começam a explorar novos terrenos, como o da gravação de vídeo HD. Esclarecemos todas as questões sobre esta funcionalidade.


Existe um único formato para os filmes HD gravados por uma reflex digital?
 

Infelizmente, não! Se lidar com JPEG, RAW w TIFF já lhe parecia complicado, prepare-se para ficar algo confuso com os formatos de vídeo. A sua complexidade deve-se ao facto de se tratar não apenas da captura digital da imagem, mas também da do som. Basicamente, um formato é composto por duas partes. Primeiro, existe o "recipiente", que representa a forma como os dados da câmara são armazenados à medida que decorre a gravação.
 

As reflex digitais da Nikon, da Olympus e da Pentax usam o fidedigno formato AVI, criado pela Microsoft. Já as reflex da Canon usam o formato QuickTime (.Mov), inventado pela Apple.
 

A Panasonic usa um formato mais recente, o AVCHD.
 

Outra componente importante do formato é o codec - o algoritmo usado para codificar e descodificar o vídeo em formato digital. O codec afecta o nível de compressão do vídeo e, por conseguinte, o tamanho que o ficheiro gerado terá. As opções neste campo têm acrónimos confusos e longos, como MPEG-4/H.264.
 

Com o software adequado, pode converter diferentes formatos com relativa facilidade. É perfeitamente viável, por exemplo, gravar o vídeo num formato, editá-lo noutro e depois gravar o filme final num terceiro formato diferente (ou até em vários).

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: