quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Placas mãe - Monitorização de funções

Um recurso que vem sendo cada vez mais usado nas placas mãe actuais é a monitorização de algumas funções, como a temperatura do processador, velocidade de rotação do cooler, temperatura do chipset, da corrente eléctrica enviada pela fonte etc. Os recursos suportados dependem da placa mãe, mas o objectivo é sempre o mesmo: prevenir possíveis danos ao equipamento.

Se, por acaso, o cooler do processador apresentar algum defeito e o processador começar a super aquecer, será soado um alarme alertando o utilizador sobre o problema. Se, por acaso, a fonte de alimentação começar a enviar correntes maiores, ou menores que as ideais para a placa mãe, novamente será soado o alarme avisando o utilizador antes que algo mais grave aconteça.

As informações fornecidas pelo monitor podem ser vistas através do Setup, ou mesmo dentro do Windows, através de um programa de monitorização. Existem vários exemplos de programas, mas, quase sempre, as placas com suporte a este recurso trazem um programa compatível gravado no CD de drivers que a acompanha.

A monitorização é obtid através da adição de um chip especial e sensores de temperatura na placa mãe. Existem várias soluções disponíveis no mercado, vamos apresentar alguns dos modelos de chips disponíveis para que tenha uma ideia do que pode encontrar por ai:


Winbond 83781D: Entre os chips em uso actualmente este é o mais simples, mas que ainda é usado por vários fabricantes. O 83781D permite monitorar 7 tensões (5 positivos e 2 negativos), 3 sensores de temperatura (o posicionamento dos sensores fica a cargo do fabricante da placa mãe) e é capaz de monitorizar a rotação de até 3 coolers, tudo simultâneamente. A precisão dos sensores, assim como o seu tempo de resposta depende da qualidade dos sensores utilizados pelo fabricante da placa mãe.

Winbond 83782D: Permite monitorizar 9 tensões, 3 sensores e 3 coolers. A sua principal vantagem sobre o 83781 é o facto de permitir monitorizar a temperatura do processador através do díodo térmico embutido em todos os processadores Intel, a partir do Pentium II 350. Este díodo é mais sensível que a maioria dos sensores usados em placas mãe, e traz a vantagem adicional de já vir embutido no processador, dispensando o uso de componentes adicionais.

Winbond 83783S: Esta é a versão mais barata. Tem os mesmos recursos do 83782, com
excepção de monitorizar apenas 3 tensões, contra 9 do anterior.


Winbond 83627HF: Este é na verdade um circuito de super I/O com recursos de monitorização semelhantes ao do 83782D embutidos. O circuito de super I/O é o chip da placa mãe que controla as portas de série e paralelas, assim como a controladora de drives de disquetes. Alguns chipsets, como o Via Apollo Pro 133 trazem o chip super I/O embutido, mas, na maioria dos casos, o fabricante da placa mãe precisa comprar o chip separadamente. Neste caso, um chip super I/O com recursos de monitorização aparece como uma boa opção para cortar custos.

Winbond 83697HF: Uma versão de baixo custo do 83627HF, com menos recursos mas um preço um pouco menor.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 
 

Sem comentários: