terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rhinolophus ferrumequinum, Morcego-de-ferradura-grande

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Rhinolophidae.

Tipo de ocorrência
Residente.
 
Classificação
VULNERÁVEL - VU
Fundamentação: A espécie tem uma população pequena (inferior a 10.000 indivíduos maduros) com todos os indivíduos na mesma subpopulação; admite-se um declínio continuado do número de indivíduos maduros e da qualidade do habitat.

Distribuição
O morcego-de-ferradura-grande distribui-se pela Eurásia temperada, da Península Ibérica ao Japão e do Noroeste africano à Índia (Ransome 1999).

Em Portugal, é mais comum no Norte e no Centro, aparecendo apenas esporadicamente no Algarve (Palmeirim et al. 1999).
 
População
A população nacional desta espécie é constituída por poucos milhares de indivíduos. Foram documentados importantes declínios em vários países da Europa, como por exemplo no Reino Unido (Stebbings 1988, Ransome 1999). A análise da tendência populacional desta espécie no nosso país não é conclusiva (Rodrigues et al. 2003).

Habitat
As colónias de criação abrigam-se principalmente em grandes edifícios, mas podem também utilizar grutas e minas, locais onde estes animais em geral hibernam (Palmeirim et  al. 1999).

Parece caçar em zonas bem arborizadas, utilizando ocasionalmente áreas abertas próximas destas (Jones & Morton 1992).

Factores de Ameaça
As principais ameaças parecem estar ligadas à degradação do habitat por acção do Homem, tanto pela destruição de abrigos como pela alteração de áreas de alimentação e pelo uso de pesticidas.

A perda de abrigos é particularmente nefasta nesta espécie, frequentemente devido ao bloqueio das entradas de pequenas minas por vegetação e à completa degradação ou recuperação descuidada de casas abandonadas.

Encontra-se particularmente sujeita a mortalidade por atropelamento, por ser uma espécie de voo baixo.

Medidas de Conservação
A protecção legal dos mais importantes abrigos de criação e hibernação desta espécie é uma importante medida de conservação. Da mesma forma, a limpeza periódica das entradas de minas de água, evitando que sejam cobertas por vegetação e obras de manutenção de casas abandonadas regularmente utilizadas como abrigo, deverão ser tidas em conta.

Deverão ser elaborados e implementados planos de gestão do habitat nas áreas envolventes aos principais abrigos e continuar o programa de monitorização das populações desta espécie.

A racionalização do uso de pesticidas e a realização de acções de sensibilização poderão também beneficiar esta espécie.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: