terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Columba livia, Pombo-das-rochas

Taxonomia
Aves, Columbiformes, Columbidae.

Tipo de ocorrência
Continente: Residente.
Açores: Residente.
Madeira: Residente.
Classificação
Continente: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação suficiente para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação suficiente para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.
Madeira: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
A distribuição mundial original desta espécie é difícil de determinar pela sua longa história de domesticação e pelas populações ferais assim criadas. Considerando a forma feral e a selvagem, actualmente a espécie apresenta uma distribuição vasta que inclui todos os continentes com excepção da Antártida. As populações selvagens ocorrem numa área bastante mais reduzida, estando praticamente ausentes nas Américas do Sul e do Norte, na parte sul de África, no Norte da Europa e da Ásia e em toda a Austrália (Gibbs et al. 2001).

No Continente a espécie tem uma distribuição bastante alargada, não sendo no entanto conhecida com precisão a distribuição das populações selvagens. A costa sudoeste e os vales superiores do Tejo e Douro são referidas como contendo núcleos populacionais selvagens ou pelo menos com mais características da população original (Rufino 1989), não se conhecendo bem a situação actual.

Nos Açores a espécie nidifica em todas as ilhas do arquipélago (Bannerman & Bannerman, 1966), desconhecendo-se a distribuição da população.

No Arquipélago da Madeira ocorre na Ilha do mesmo nome e no Porto Santo; nidifica esporadicamente nas Desertas e indivíduos domésticos surgem frequentemente nas Selvagens. A distribuição dos indivíduos ferais inclui praticamente toda a área das ilhas onde nidifica, não existindo dados relativamente à existência ou não de indivíduos puros.

População
Desconhece-se o tamanho da população selvagem, em qualquer uma das três regiões.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente, dado que o estatuto das populações selvagens pode ser obscurecido pela confusão com as aves ferais (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004), sendo no entanto referido que as populações selvagens se encontrem em declínio (Farfán & Vargas 2003).

Habitat
No Continente, a população selvagem nidifica em buracos em escarpas dos vales alcantilados e das falésias costeiras (Rufino 1989).

Nos Açores, os hábitos de nidificação do pombo-da-rocha não diferem muito da espécie nominal, ocupando as falésias rochosas ao longo da costa das ilhas (Bannerman & Bannerman 1966).

Na Madeira as populações ferais ocorrem ao longo de toda a Ilha, nidificando desde as falésias costeiras até às mais altas zonas escarpadas do interior da mesma. No Porto Santo está também presente em habitats semelhantes.

Factores de Ameaça
A hibridação com pombos domésticos e a caça excessiva constituem as  principais ameaças para as populações selvagens deste pombo.

Medidas de Conservação
Esta espécie cinegética encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação.

As prioridades de conservação incluem a clarificação do estatuto taxonómico da população de pombo-da-rocha e a obtenção de dados sobre a sua distribuição e abundância a nível regional.

Notas
Nos Açores e na Madeira ocorre a subespécie atlantis.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: