sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como… Captar vídeo HD com a sua reflex V

Porque é que o tempo de gravação de vídeo é limitado numa reflex digital e não numa camcorder?

Há dois factores que limitam a duração do vídeo que pode captar com uma reflex digital. Primeiro, a duração máxima de cada gravação contínua é de 29 minutos e 59 segundos. Isto prende-se com o facto de qualquer câmara capaz de captar mais de 30 minutos de vídeo ser classificada com uma camcorder - o que a sujeita a um imposto adicional de importação de 4,9 por cento na União Europeia.

As marcas não querem que este custo extra influencie o preço dos seus produtos. Mas, na prática, esta limitação da duração dos vídeos só se aplica se usar a qualidade de vídeo mais baixa disponível, já que o tamanho máximo do ficheiro de vídeo é de 4 GB. Este limite é imposto pelo sistema de armazenamento do cartão de memória usado na câmara (uma opção de formatação de memória conhecida como FAT32).
 
Se fizer a gravação na definição HD de maior qualidade disponível na câmara, a duração máxima do vídeo pode chegar apenas aos quatro minutos, o que significa que uma reflex digital não se presta à gravação de eventos completos - como os discursos num casamento, uma peça de teatro na escola ou um jogo de futebol.
 
No entanto, esta restrição de quatro minutos não representa um problema para fins mais criativos. Um bom vídeo é constituído por sequências de pequenos segmentos, os planos. Cada plano, depois de editado, tem, tipicamente, entre cinco e 30 segundos (o plano seria maior antes da edição). Podemos comparar cada plano a uma palavra de uma história, e cada sequência a uma frase.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010



Sem comentários: