quinta-feira, 28 de março de 2013

Placas mãe - Barramentos XII

Slots AMR

A sigla AMR é a abreviação de “Audio Modem Riser”. Este novo padrão de barramento comunica directamente com o chipset, e permite o encaixe de placas de som e modems controlados via software. O slot AMR se parece com um slot AGP, mas tem apenas 1/3 do tamanho deste. O objectivo é permitir a criação de componentes extremamente baratos para serem usados em computadores de baixo custo.
A vantagem é claro, o preço, já que uma placa de som ou modem AMR não custam mais de 5 ou 7 dólares para o fabricante (um pouco mais para o consumidor final naturalmente). A desvantagem, por sua vez, é o facto destes componentes serem controlados via software, o que consome recursos do processador principal, tornando o computador mais lento. Usando ao mesmo tempo modem e placa de som AMR num Celeron 450, a queda de performance é de mais de 20%. Claro que existe a opção de desprezar o slot AMR e utilizar componentes tradicionais.
Como o chip controlador é embutido no próprio chipset, as placas de som e modems AMR contém um número extremamente reduzido de componentes, basicamente as entradas e saídas de som, o CODEC e, no caso dos modems, o Relay (o componente que permite o acesso à linha telefónica).

A ideia inicial é que as placas AMR sejam ou vendidas junto com a placa mãe, ou usadas em computadores de marca, e não vendidas directo ao consumidor de forma isolada. Mas, havendo demanda, é possível que dentro de pouco tempo alguns fabricantes comecem a vender modems e placas de som AMR na faixa de 10 ou 12 dólares por placa.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: