terça-feira, 19 de março de 2013

Sorex minutus, Musaranho-anão-de-dentes-vermelhos

Taxonomia
Mammalia, Insectivora, Soricidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à dimensão da extensão de ocorrência e da área de ocupação.

Distribuição
A espécie é euroasiática e tem uma distribuição extensa, desde a Península Ibérica e a costa mediterrânica até ao Norte da Escandinávia e, para leste, até ao Lago Baikal e o Mar Negro (Mitchell-Jones et  al. 1999).

Em Portugal, encontra-se no limite de uma vasta área de distribuição, com ocorrência descontínua nalgumas regiões a norte do Tejo (Mathias 1999, Mira et
al. 2003).

População
Não há informação sobre os parâmetros populacionais da espécie em Portugal.

Habitat
De acordo com Blanco (1998a), a sua presença parece depender mais da disponibilidade de alimento do que da estrutura do habitat: ocorre em pastagens, florestas de coníferas e caducifólias, zonas pedregosas e alguns matos. Está ainda referenciado em áreas com relativa humidade e boas coberturas de solo (Mathias 1999).

Factores de ameaça
Pode ser afectado negativamente pela destruição ou perda de habitat e pelo uso de pesticidas, alterações que provocam a diminuição da abundância dos invertebrados de que se alimenta. A reduzida área de distribuição e aparente isolamento geográfico poderão constituir uma ameaça para algumas populações
(López-Fuster 2002a).

Medidas de conservação
Sugere-se a implementação de estudos de bio-ecologia e distribuição que permitam avaliar qual a situação da espécie no nosso país.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: