Taxonomia
Mammalia, Insectivora, Soricidae.
Mammalia, Insectivora, Soricidae.
Tipo de ocorrência
Residente. Endémica da Península Ibérica.
Residente. Endémica da Península Ibérica.
Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à dimensão da extensão de ocorrência e da área de ocupação.
Distribuição
O musaranho-de-dentes-vermelhos tem uma distribuição restrita a uma faixa litoral Noroeste da Península Ibérica e, no interior Centro, às Serras de Gredos e Guadarrama (Mitchell-Jones et al. 1999). Em Espanha, está por confirmar a sua presença a norte do Sistema Central e em certos enclaves da Cordilheira Cantábrica (López-Fuster 2002b). Em Portugal, ocorre a norte do Tejo, nas zonas de clima atlântico (Mathias 1999, Mira et al. 2003).
População
Não há informação sobre os parâmetros populacionais da espécie em Portugal.
Não há informação sobre os parâmetros populacionais da espécie em Portugal.
Habitat
A espécie ocorre em habitats com estrato arbustivo (Madureira & Ramalhinho 1981), com preferência pelos locais húmidos e com densa cobertura do solo (Mathias 1999). Encontra-se ainda em bosques de folhosas e resinosas, desde o
nível do mar até aos 2000 m de altitude (López-Fuster 2002b).
Factores de ameaça
Pode ser afectado negativamente pela destruição ou perda de habitat e pelo uso de pesticidas, alterações que provocam a diminuição da abundância dos invertebrados de que se alimenta.
Medidas de conservação
Dado o carácter de endemismo ibérico desta espécie, Portugal é particularmente responsável pela sua conservação. Recomenda-se a realização de estudos de bio-ecologia que permitam avaliar o estado real das populações para definir posteriormente, se necessário, acções de conservação.
Notas
A espécie é muito comum na dieta de rapinas nocturnas e de alguns carnívoros.
in Livro Vermelho dos Vertebrados
Sem comentários:
Enviar um comentário