quinta-feira, 20 de março de 2014

NTFS 5

Este é o sistema de arquivos utilizado pelo Windows 2000. Como o W2K foi construído com base no Windows NT 4, nada mais natural do que continuar usando o mesmo sistema de arquivos, porém, com alguns aperfeiçoamentos como o Suporte ao Active Directory, que pode ser usado em redes baseadas no Windows 2000 Server.

O recurso mais enfatizado pela Microsoft é o Encripting File System, que permite criptografar os dados gravados no disco rígido, de modo a que apenas o utilizador possa aceder a eles. Assim como o Windows NT, o W2K possui um bom sistema de segurança, que quando usado correctamente, só pode ser quebrado por alguém com profundos conhecimentos do sistema. Entretanto, esta segurança toda impede apenas o acesso ao sistema operativo. Alguém que tenho acesso físico ao computador, pode burlar isso facilmente, simplesmente instalando o disco rígido como slave noutro computador.

Este recurso de encriptação é interessante, por exemplo, para profissionais de campo, que levam dados secretos em seus laptops. É possível tanto criptografar o disco inteiro, quanto pastas ou arquivos individuais.

O Windows 2000 quando instalado, converte automaticamente unidades NTFS para NTFS 5, também oferecendo a opção de converter unidades FAT16 ou FAT32, sem perda de dados. As unidades NTFS 5 podem ser acedidas pelo Windows NT, com excepção claro, dos directórios criptografados. Alguns outros recursos nativos do NTFS 5 também não funcionarão, mas os dados poderão ser acedidos sem problemas.

Do ponto de vista de um utilizador doméstico, porém, o recurso mais interessante é a possibilidade de compactar pastas ou arquivos individualmente. No Windows 95/98 é possível compactar uma unidade de disco usando o Double Space, porém, só é possível compactar partições inteiras, o que normalmente acaba não sendo um bom negócio, pois diminui bastante a velocidade do computador e aumenta a possibilidade de perda de dados.

Usando o Windows 2000 em uma partição NTFS, podemos juntar o melhor dos dois mundos, compactando apenas as pastas ou arquivos que não são usados frequentemente, para ganhar espaço. É possível aceder às pastas compactadas normalmente através no Windows Explorer; o acesso aos dados será um pouco mais lento, mas, usando a partir de um Pentium II 300 provavelmente você nem sentirá a diferença.

Para compactar um arquivo ou pasta basta clicar sobre ele com o botão direito do rato, em seguida “propriedades” e “avançadas”. Basta agora marcar a opção de compactar arquivos para economizar espaço.


Para converter uma partição de Fat 32 (ou 16) para NTFS, a partir do Windows 2000, você pode usar o comando convert. Abra o prompt de comando, e digite: convert letra_da_unidade: /fs:ntfs 
Como em "convert c: /fs:ntfs".
 
Se você tentar converter a partição onde o sistema está instalado, ele vai retornar uma mensagem de erro:
"Convert cannot gain exclusive access to the [driveletter]:, so it cannot convert it now. Would you like to schedule it to be converted the next time the system restarts (Y/N)?"

Responda que sim e reinicie o computador. A conversão vai começar automaticamente. É um processo um pouco demorado. Se for possível, ligue o computador a um no-break para evitar que o computador faça reset com qualquer instabilidade na rede elétrica.

Este comando faz a conversão sem perda de dados, assim como o conversor para Fat 32 do Windows 98 e o Partition Magic. Mas, um backup nunca é demais, afinal nenhum programa é perfeito.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 

Sem comentários: