domingo, 1 de agosto de 2010

O que mudou num século?

A revista Sábado de 29 de Julho, noticia uma exposição fotográfica no Oceanário de Lisboa, sob o tema "O que a National Geographic dizia sobre Portugal". 

A primeira reportagem sobre Portugal foi publicada em Outubro de 1910, sendo o seu autor Oswald Crawfurd, escritor e diplomata britânico que foi cônsul no Porto durante vários anos. 

Num dos parágrafos afirmam: "O Portugal de 1910 descrito por Crawfurd é um país rural onde as técnicas usadas são "as mesmas desde o tempo dos romanos". A língua é difícil e as pessoas "são deploravelmente mal governadas", com partidos políticos corruptos." 
No entanto o jornal Público de 17 de Maio, também apresenta um artigo sobre essa primeira reportagem e as linhas em causa são referidas de uma forma mais detalhada: "O Portugal apresentado em 1910 é um país rural, onde as técnicas ainda são "as mesmas desde os tempos dos romanos", com regiões mais ricas, como o Douro. As pessoas "são deploravelmente mal governadas", com os partidos políticos infestados de subornos e corrupção."






Depois de ler isto não pude deixar de pensar... Bolas passaram-se cem anos e continua tudo na mesma!!!

Sem comentários: