quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pentium

Assim como o 486, o Pentium é um processador de 32 bits, capaz de aceder a até 4 GB de memória RAM. Mas, novamente o processador trouxe várias melhorias que o tornaram muito mais rápido que a geração anterior. Não é à toa que o primeiro Pentium operava a apenas 60 MHz, e era, na época do lançamento, muito mais caro que um 486DX4-100. O Pentium é de 65 a 100% mais rápido que um 486 do mesmo relógio. Como o processador aritmético também foi completamente remodelado, o Pentium acaba sendo ainda mais rápido em aplicativos que demandam um grande número de cálculos. 
Os processadores Pentium existiram em versões de 60 a 200 MHz, sempre utilizando multiplicação de relógio (com excepção apenas para as versões de 60 e 66 MHz):
Como na época dos computadores 486, as placas mãe para processadores Pentium (com excepção de placas muito antigas) suportam várias frequências de barramento e vários multiplicadores distintos. Na maioria dos casos é possível configurar a placa mãe para utilizar qualquer processador da família.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: