sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sensor e sensibilidade

O sensor das câmaras fotográficas é composto por milhões de pequenos semicondutores de silício, os quais captam os fotões (elementos que compõem a luz, a electricidade). Com maior intensidade de luz, mais carga eléctrica existirá. 
Estes fotões desprendem electrões dentro do sensor, os quais se transformaram numa série de valores digitais criando um pixel. Por isso cada célula que desprenda o sensor de imagem corresponde-se a um pixel ou ponto. O sensor faz as vezes da película na fotografia digital.

O resultado do sensor, já traduzido em formato binário, guarda-se nos cartões de memória na forma de ficheiros de imagem.

Sem entrar em detalhes, as duas tecnologias mais populares do mercado de sensores são CCD e CMOS.

O que é um megapixel?

Um megapixel é um milhão de pixels ou pontos.

A resolução dos sensores mede-se em megapixels. São o número de pontos ou pixels que conterá uma imagem produzida por um sensor.

Por exemplo se uma imagem tem um tamanho de 3888 pontos de largura e 2592 de altura, a resolução do sensor será a multiplicação de ambos, quer dizer 3888 x 2592 = 10077696 pixels = 10,1 megapixels.

Podemos dizer sem medo de nos equivocarmos que quantos mais megapixels maior tamanho terá o ficheiro da imagem que obteremos. Com esta figura podemos fazer uma ideia da diferencia em densidade entre uns sensores e outros de algumas câmaras do mercado.
 
Então parece que quantos mais megapixels melhor, não? Bem, é certo que quantos mais megapixels maior será a resolução do sensor mas é a resolução do sensor o que limita a qualidade das fotos?

Habitualmente não. As lentes costumam estar muito abaixo da resolução do sensor e portanto se o que buscas é qualidade e nitidez é mais importante ter umas boas lentes que ter um bom sensor.

Também influi o tamanho físico do sensor. Nada tem que ver o sensor de 10 megapixels de uma câmara compacta cujo tamanho é bem pequeno com o tamanho de um sensor de 10 megapixels de uma câmara DSLR profissional.

Sem comentários: