quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tamanho do sensor

O tamanho universal de uma fotografia em película das câmaras reflex ou SLR é de 35mm de comprimento (a diagonal é de 43mm). Herdado deste formato standard no início do século XX, os sensores de fotografia tem aproximadamente essa medida. Embora, a maioria das câmaras DSLR não disponham de um sensor desse tamanho, mas sim mais pequeno, por isso se produz uma perda ou redução do campo de visão dos sensores mais pequenos. Este formato de sensor chama-se APS. Os sensores de 35mm chamam-se Full Frame ou de fotografia completo.
Na imagem anterior podemos ver a redução de um sensor APS sobre um sensor full frame de 35mm.
Isto afecta a distância focal das nossas objectivas, já que ao sofrerem as imagens uma redução, as distâncias focais que tem não são para efeitos práticos as que podemos ver nas nossas fotos.

Cada sensor tem o que chamamos um factor de equivalência para poder converter as distâncias focais das nossas objectivas às distâncias focais efectivas. Assim, multiplicando pelo dito factor de equivalência obtemos a distância focal real da foto.

Exemplo:
  • A 1DS Mark III da Canon é full frame, pelo que o seu factor de equivalência é 1. Assim uma objectiva de 50mm é com efeito de 50mm.
  • Se utilizamos a mesmo objectiva na 1D Mark III (a 1D normal, não a 1Ds), que tem um factor de equivalência de 1,3, esses 50mm equivaleriam a 50 x 1,3 = 65mm.
  • A mesmo objectiva na 450, que tem um factor de equivalência de 1,6, equivaleria a 50 x 1,6 = 80mm. Da mesma forma uma objectiva 17‐50mm equivaleria a uma 27‐80mm tradicional.
O que é melhor? APS ou Full Frame? Pois uma vez mais depende de para que o utilizamos. Se utilizamos a câmara para fotografia de interiores provavelmente preferiremos ter um sensor full frame que permite utilizar um olho de peixe de 12mm reais que não se convertem em 20mm. E igualmente se utilizamos a câmara para fotografia de desporto preferiríamos um sensor APS, donde uma teleobjectiva 300mm se converte numa de 480mm ao mesmo preço e com menos peso. Isso sim, olho ao comprar objectivas, que nem todas servem para full frame.

Sem comentários: