terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Capra pyrenaica, Cabra-montês

Taxonomia
Mammalia,  Artiodactila,  Bovidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
CRITICAMENTE  EM  PERIGO  –  CR  (D)
Fundamentação: A espécie tem uma população extremamente reduzida (menos de 50 indivíduos maduros) e uma área de ocupação muito restrita.

Distribuição
Durante o Holocénio, esta espécie estava presente em todas as regiões montanhosas da Península Ibérica. Nos últimos séculos, as populações sofreram um forte decréscimo  (Mitchell-Jones  et  al.  1999).  Em  meados  do  século  XIX,  a  cabra-montês desapareceu na vertente francesa dos Pirinéus e, nos finais deste mesmo século,  extinguiu-se  em  Portugal  a  última  população  que  ocupava  a  Serra  do Gerês,  onde  ocorria,  como  nalgumas  montanhas  galegas,  a  subespécie  Capra pyrenaica lusitanica (Granados et al. 2001). Já no início do século XXI, terá também desaparecido nos Pirinéus (Pérez et al. 2002), ficando a área de distribuição reduzida às regiões montanhosas no Centro e Sul de Espanha.

Com o objectivo de uma acção de reintrodução da espécie na Serra do Xurês, em 1997, as entidades espanholas colocaram num cercado de aclimatação, situado junto à fronteira portuguesa, indivíduos da subespécie C. p. victoriae (provenientes de  um  outro  cercado  no  Parque  Nacional  do  Invernadero).  Foi  ainda  colocado noutro cercado, também junto à fronteira, mais um casal. Em resultado de fugas e libertações de animais destes cercados, em 1999 registou-se a presença da espécie na Serra Amarela e na Serra do Gerês. Apesar desta espécie ter habitado num passado recente a área que agora se encontra a recolonizar, o curto período da reocupação não permite ainda garantir o futuro da presente situação.

População
Os animais observados em Portugal pertencem a uma população transfronteiriça de cabra-montês, que em território nacional não ultrapassa os 50 indivíduos. Identificam-se duas subpopulações: a da Serra do Gerês, constituída por dois núcleos, e a da Serra Amarela. O aumento do número de indivíduos e a presença de crias confirmam a reprodução na Natureza dos exemplares reintroduzidos (Moço et al. in prep.).

Habitat
A espécie ocorre em zonas montanhosas rochosas, florestas e matos temperados, pastagens  naturais  e  artificiais,  terrenos  agrícolas  e  plantações  envolventes.  A presença humana pode condicionar o uso de áreas preferenciais de alimentação (Pérez et  al. 2002).

Factores de Ameaça
As principais ameaças são: a alteração e a fragmentação do habitat, nomeadamente pela acção do fogo, a baixa variabilidade genética, a competição com outras espécies de ungulados (domésticos e silvestres) e o furtivismo.

Há diagnósticos de sarna sarcóptica e brucelose em cabras domésticas na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que constitui uma ameaça à nova população  de  cabra-montês:  a  primeira  pelo  efeito  reducionista  que  pode  ter  no efectivo, num curto espaço de tempo (Fandos 1991 in Pérez et al. 2002) e a segunda pela possibilidade de reduzir a fertilidade dos indivíduos (N Santos, com. pess.). No entanto, Granados et al. (2001) e Pérez et al. (2002) referem que doenças infecto-contagiosas e provocadas por parasitas constituem uma ameaça sobretudo para as populações com densidades elevadas.

O  sobrepastoreio  também  pode  representar  uma  potencial  ameaça,  por  gerar perda de habitat e constituir veículo de transmissão de doenças.

Medidas de Conservação
Está  em  curso  a  monitorização  da  população,  recomendando-se  o  desenvolvimento  de  estudos  ao  nível  genético  e  sanitário.  Dado  que  os  indivíduos  que ocorrem  em  Portugal  integram  uma  população  transfronteiriça,  a  preservação desta população só será possível através de uma correcta articulação de actuação entre  Portugal  e  Espanha.

Entre  as  medidas  a  desenvolver,  Moço  (2002)  propõe,  como  mais  urgentes,  a remoção das cabras domésticas em pastoreio livre e dos cães assilvestrados do espaço  serrano.

A  fiscalização  com  o  objectivo  de  evitar  acções  de  furtivismo  constitui  de  igual modo uma medida de prevenção importantíssima para a preservação da espécie no nosso país.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: