quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O fundo

Ao fazer uma foto muitas vezes não nos fixamos e damos muito pouca importância ao fundo. Devemos tratar de adequar o fundo ao que estamos fotografando. Em algumas ocasiões não poderemos e em outras simplesmente com o mudar o ponto de onde o fazemos a foto, agacharmos-nos, subirmos a um objecto ou similar e podemos modificá-lo.
 
Cuidado com:
  • Fundos que não contrastam com o objecto fotografado.
  • Fontes de luz que deslumbrem ou que contrastem demasiado com o objecto, a não ser que busquemos uma contraluz. Um exemplo sería um farol apontando directamente à câmara, uma janela numa foto interior, etc…
  • Fundos com demasiado detalhe. Se o fundo tem muito detalhe distrairá a atenção do motivo principal.
Se não podemos evitar isto trataremos de desfocar o fundo reduzindo a profundidade de campo. Desta forma lhe tiraremos importância.

A foto da esquerda perde muita força porque o fundo não contrasta com os cavalos ao ser da mesmo cor. Sem dúvida, na foto da direita podemos ver como convertemos um fundo totalmente
anódino num fundo correcto reduzindo a profundidade de campo, de forma que fica desfocado. Se não o tivéssemos feio assim teria ficado demasiado caótico e teria tirado estado interesse ao motivo principal da foto, que é o bicho...
Nestas duas fotos podemos ver como corrigir um fundo desastroso simplesmente mudando o ângulo de visão. A primeira tem um fundo demasiado contrastado, que não ajuda a ver com detalhe a planta. Simplesmente movendo-nos um pouco e fazendo coincidir o fundo escuro com uma zona arborizada do fundo a foto fica muito mais agradável à vista e conseguimos ver com mais detalhe a planta.

Sem comentários: