quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Conselho de Guias

Dentro do sistema de Patrulhas, o Conselho de Guias tem um papel fundamental, pois ele é uma comissão permanente de administração da Unidade e de ajuda à chefia.

Ele é composto pelos guias e pelo Chefe de Secção.

Quando convidados, poderão participar os assistentes da chefia e também os sub-guias.

Cabe ao Conselho de Guias debater e participar da programação da Unidade e resolver problemas disciplinares e de conduta de seus membros, bem como estabelecer tradições e regras.

A presidência é exercida por um elemento eleito por um período pré-determinado e será auxiliado por um secretário e um guardião de lendas nomeadas por ele mesmo.

O Conselho de Guias deve reunir-se, pelo menos uma vez por mês ordinariamente, e extraordinariamente sempre que necessário.

As decisões do Conselho de Guias são secretas e somente poderão ser divulgadas se assim for decidido. Os chefes poderão participar apenas como conselheiros, não tendo direito a voto.
Caso a decisão do Conselho de Guias venha a divergir da opinião do chefe, este poderá vetar e levar o assunto ao Chefe de Agrupamento para avaliação e decisão.

Os elementos que forem julgados por esse Conselho, devem ter o direito de defesa, portanto, devem ser convidados a participar da reunião.

A sala do Conselho de Guias é decorada de acordo com a vontade de seus membros, porém é conveniente ter sempre um quadro com as leis e a promessa, alguns livros para consulta e flâmulas e outros troféus conquistados pelas patrulhas ou pela unidade. No caso de Agrupamentos que não possuem espaço, pode-se criar um baú contendo todos os objectos utilizados no Conselho de Guias. É importante que somente os guias tenham acesso à sala do Conselho de Guias, pois isto contribui para estimular os jovens a ascender à liderança, além de ser parte da mística da unidade.

Todas as decisões do Conselho de Guias devem ser devidamente registadas num livro de actas, que deve ser muito bem preservado, pois é um documento oficial e histórico da unidade. O secretário ou escriba é escolhido entre um dos participantes por um período definido pelo próprio Conselho de Guias.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil
 

Sem comentários: