sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como... Aplicar cor em fotos a preto-e-branco

Quer dar um toque de cor e vida às suas fotos monocromáticas?
Revelamos-lhe uma forma simples de criar o efeito de pintura manual.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 8 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como aplicar o efeito de pintura manual às suas imagens a preto-e-branco no Photoshop Elements, através da função Colour Variations (Variações de cor), Blending Modes (Modos de mistura), camadas e pincéis
DEMORA APENAS 30 minutos
 
Se guarda impressões antigas a preto-e-branco, ou mesmo fotos monocromáticas registadas com uma câmara digital, às quais quer dar vida, esta pode ser a técnica que procurava.
 
Neste passo a passo, vamos mostrar-lhe como recriar efeitos semelhantes aos de uma fotografia pintada manualmente.
 
Muito antes da chegada da fotografia digital, esta técnica era amplamente utilizada pelos fotógrafos de viagens do final do século XIX e início do século XX. No entanto, revelava-se um processo incrivelmente exaustivo, sendo necessárias várias horas de trabalho especializado para o aplicar correctamente.
 
Hoje em dia, esta técnica pode ser facilmente recriada na câmara escura digital, através de algumas ferramentas simples, que incluem pincéis e camadas com vários modos de mistura, tal como lhe iremos mostrar de seguida.
 
Inspirámo-nos nas memoráveis fotografias de viagens de Burton Holmes e utilizámos alguns retratos do povo indiano. Após digitalizarmos os negativos, tratámos da aplicação da pintura manual à imagem. Continue a ler para saber como decorre todo o processo.


 in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: