terça-feira, 6 de agosto de 2013

Melro-de-colar, Melro-de-peito-branco

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Turdidae.
 
Tipo de ocorrência
Invernante.

Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta  espécie, como o tamanho e as tendências da população.

Distribuição
Nidifica em zonas montanhosas de latitude média ou elevada no Paleárctico Ocidental, estendendo-se até à Ásia Central e ao Irão. Inverna principalmente em volta do Mediterrâneo (Cramp 1992).

Em Portugal, durante o Inverno, encontra-se sobretudo no litoral Centro e Sul, e na região da Serra da Estrela. No entanto, sendo uma espécie muito rara e bastante discreta, o seu estatuto como invernante neste país está ainda mal esclarecido.

População
Apesar de quase nada ser conhecido sobre a população invernante, parece ser seguro que esta é, geralmente, inferior a um milhar de indivíduos. Só na Costa Sudoeste e na Serra da Estrela têm sido observados, com alguma regularidade, indivíduos aparentemente invernantes.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004).

Habitat
Em Portugal ocorre sobretudo em zonas montanhosas ou em habitats costeiros expostos e com vegetação esparsa, como por exemplo em sistemas dunares ou em zonas rochosas.

Factores de Ameaça

Ameaças potenciais para esta espécie incluem a caça e a florestação de zonas de habitat favorável. No entanto, pouco ou nada é conhecido sobre a importância real de cada um destes factores.

Medidas de Conservação
É recomendável o controle da caça e dos projectos de florestação nas áreas de ocorrência.

São também necessários estudos da avifauna invernante que esclareçam melhor o estatuto desta espécie em Portugal.

Notas
Ocorre também no Continente como migrador de passagem; as aves que passam em migração são, aparentemente, bastante mais numerosas do que as que ficam para o Inverno.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: