sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manfrotto 055XPROB

Este tripé promete rigidez, estabilidade e versatilidade à sua fotografia. Será que cumpre?

Qualquer fotógrafo sabe, e tantas vezes o temos afirmado, que, em muitas situações, um tripé é indispensável para obter imagens nítidas e de qualidade. Porém, nem sempre este é om mais prático dos acessórios, não só no que respeita ao transporte, mas também quando se trata de manuseá-lo. Entre alavancas, travões e sistemas de ajuste pouco ergonómicos e intuitivos, a utilização do tripé pode ser um verdadeiro desafio e, não raramente, motivo para "desistências". A pensar nisso, a Manfrotto propõe o 055XPROB, com o intuito de tornar ainda mais simples o seu sistema patenteado de utilização da coluna central na posição horizontal.

O funcionamento é deveras simples: basta desapertar ligeiramente uma alavanca junto à base para a cabeça, estender a coluna central até à sua altura vertical máxima, premir um pequeno botão na extremidade desta e rodá-la para a posição horizontal, sem a retirar do encaixe. Esta característica mostrou-se realmente vantajosa quando é necessário mudar a orientação da câmara para fotografar, por exemplo, de cima para baixo paralelamentente ao solo.

Construção
O Manfrotto 055XPROB é um tripé robusto, de gama profissional, para uma utilização geral - seja em interiores, como um estúdio fotográfico, seja em exteriores, para fotografia de paisagem, urbana, entre tantos outros géneros.
Ao nível do aspecto exterior e do design, estamos perante um vulgar tripé de alumínio, com acabamento suave, em preto. A parte superior das pernas está revestida a borracha,o que as torna mais aderentes, e até mais agradáveis ao toque, e facilita a movimentação do tripé no terreno.

Utilização
Este tripé está preparado para dar firmeza a câmaras reflex encorpadas e pesadas, como as de gama profissional, com diversos tipos de objectivas acopladas - suporta até sete quilos. A avaliar por aí, não surpreende que não seja um tripé propriamente pequeno, nem particularmente leve, uma vez que é construído em alumínio e não em carbono (tipicamente mais leves, mais resistentes, mas também mais caros). Não obstante, os seus 65,5 cm (quando fechado) e 2,4 quilos são perfeitamente transportáveis, com um nível de conforto aceitável. O seu peso pode até ser vantajoso para o manter firme em algumas situações, como quando fotografa em áreas ventosas - um lugar-comum para quem gosta de captar paisagens costeiras.

O seu alcance em altura é de um metro e 42 centímetros (através das três secções extensíveis das pernas) mas pode ir até 178,5 cm se subir totalmente a coluna central - sofrerá uma natural perca de estabilidade.

Nos nossos testes, o processo de ajuste da altura do tripé não ofereceu qualquer resistência, nem demos nota de que houvesse deslizes, depois de bloquearmos cada extensão máxima, sempre que necessário.

As pernas deste tripé podem ser ajustadas em diferentes ângulos: 23, 45, 65 e 88 graus. Na sua maior abertura, as pernas ficam quase perpendiculares à coluna central, a uma altura de cerca de dez centímetros. Aliada à possibilidade de colocar a coluna central na horizontal, esta configuração é óptima para, por exemplo, fotografar vida selvagem ao nível do olhar dos assuntos, ou para explorar a macrofotografia - também pode inverter a coluna central para este fim. Para controlar o alinhamento das suas fotos, este tripé integra um útil nível de bolha.

Em resumo
O Manfrotto 055XPROB não é o mais leve dos tripés, mas oferece-lhe uma resistência e estabilidade excelentes. A sua versatilidade faz dele um acessório ideal para os mais diversos géneros fotográficos. É um excelente tripé, que transmite confiança e agradará a utilizadores exigentes. Resta escolher a cabeça que mais se adequa às suas necessidades.

Especificações
Contacto Flasheffects, 911 501 420 www.manfrotto.com
Alcance máximo/mínimo 178,5 m / 10cm
Capacidade 7 kg
Peso 2,4 kg

Veredicto
Não há praticamente nada a apontar a este tripé.
É certo que não é propriamente lve, mas a resistência, fiabilidade e estabilidade demonstradas são excelentes. O sistema de utilização da coluna central na horizontal é útil, simples e funcional, o que também joga a seu favor.



in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010


Sem comentários: