terça-feira, 13 de agosto de 2013

Turdus pilaris, Tordo-zornal

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Turdidae.

Tipo de ocorrência
Invernante.
 
Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não há informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho e as tendências da população.

Distribuição
Amplamente distribuído nas latitudes médias e elevadas da Eurásia, invernando nos sectores mais meridionais desta região, incluindo o Médio Oriente e o Norte de África (Cramp 1992).

Em Portugal distribui-se por todo o território continental, embora seja francamente mais abundante no Norte do que no Sul.

População
As populações invernantes em Portugal apresentam fortes flutuações, o que poderá estar relacionado com factores climáticos (por exemplo, Tait 1924, Elias et al. 1998); em anos mais frios, os tordos-zornais provavelmente migram mais para sul, chegando assim em maior número ao nosso país. É impossível estimar com rigor o número de aves invernantes, já que não existem dados sobre a densidade desta ave em qualquer habitat ou região nacional. No entanto, a análise dos dados publicados nalguns atlas de aves (por exemplo, Pimenta & Santarém 1996, Elias et al. 1998) permite suspeitar que, pelo menos nalguns anos, os efectivos da espécie se poderão situar abaixo dos 10.000 indivíduos.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC)  (Madroño et al. 2004).

Habitat
Em Portugal frequenta uma grande diversidade de habitats, incluindo olivais, matos, montados abertos, vinhas, pastagens e plantações de bétulas e de coníferas (Pimenta & Santarém 1996, Silva 1998, Elias et al. 1998).

Factores de Ameaça

A caça excessiva e as alterações climáticas resultantes do aquecimento global são ameaças potenciais para este invernante.

Medidas de Conservação

São necessários estudos da avifauna invernante em Portugal que contribuam para esclarecer melhor o estatuto desta espécie. São também necessários mais estudos sobre o impacto da caça sobre as populações de tordos invernantes em geral.


in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: