terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tringa totanus, Perna-vermelha

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Scolopacidae.

Tipo de ocorrência
Nidificante, que se desconhece se é residente ou migrador.

Classificação
População nidificante: CRITICAMENTE EM PERIGO - CR (D)
Fundamentação: Espécie com população extremamente reduzida (admitindo-se que seja inferior a 50 indivíduos maturos).

Distribuição
Islândia, Europa e Ásia Central. A subespécie que ocorre em Portugal distribui-se desde as ilhas Orkney e Shetland, abrangendo a Península Ibérica, Europa do Norte, Norte da Itália, Tunísia, Turquia até à Sibéria (del Hoyo et al. 1996, Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal Continental distribui-se pelo Centro e Sul do território, restrita a várias zonas húmidas costeiras e interiores, nomeadamente Estuário do Tejo, Estuário do Sado, Ria Formosa e Castro Marim (Rufino 1989, Farinha & Costa 1991, ICN dados não publicados).

População
Muito pequena, provavelmente menor que 50 indivíduos maturos. Existem registos isolados de nidificação confirmada em várias zonas húmidas costeiras (ICN dados não publicados). Em outras zonas húmidas interiores é possível a sua nidificação (ICN dados não publicados). A ocorrência de registos aumentou nos últimos anos, provavelmente devido mais a um maior esforço de obtenção de registos de nidificação do que a uma tendência populacional.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, apresentando um declínio continuado moderado (BirdLife International 2004).

Habitat
Utiliza várias tipos de zonas húmidas costeiras e de interior, nomeadamente sapais salobros, salinas abandonadas e lagoas ou albufeiras.

Factores de Ameaça
Esta população está ameaçada principalmente por factores intrínsecos, nomeadamente a sua distribuição restrita. A sua dependência do habitat de nidificação torna esta população muito vulnerável à perda ou degradação de habitat (por acção do Homem), nomeadamente abandono ou degradação de salinas, a transformação de salinas e sapais em aquacultura marinhas ou sua drenagem.

Medidas de Conservação
A maior parte das zonas húmidas onde a espécie ocorre encontram-se abrangidas em áreas com estatuto de protecção legal (e.g. Castro Marim, Estuário do Sado) ou designadas como Zonas Importantes para as Aves (e.g. Estuário do Mondego) (Costa et al. 2003).

No entanto, é necessário assegurar a conservação do habitat de nidificação e a minimização dos factores de ameaça referidos, nomeadamente a promoção da salinicultura. Importa obter estimativas fiáveis do efectivo populacional e melhor conhecimento da sua distribuição.

Notas
Em Portugal Continental apresenta população invernante numerosa e com distribuição alargada, em situação Pouco Preocupante (LC); ocorre também como migrador de passagem.

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: