sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Usar os Modos de Cena

Ícones dos modos Retrato e Paisagem.
Os modos de cena funcionam como modos os totalmente automáticos, mas cada um deles recorre a uma série de definições para situações específicas. Por exemplo, no modo Retrato a câmara selecciona parâmetros que garantam uma reduzida profundidade de campo, para que o fundo fique suave. No modo Paisagem, acontece o oposto, é seleccionada uma abertura pequena para maximizar a profundidade de campo. (Para saber mais sobre o conceito de Profundidade de Campo, veja o Capítulo 4). Estes são os modos que lhe poderão ser mais úteis:

Ícones dos modos Close-up e Desporto.
• O modo Retrato define a câmara para a profundidade de campo mínima para que o retrato tenha um fundo suave e menos distractivo. Para maximizar o efeito aproxime o assunto com o zoom ou utilize uma objectiva com uma distância focal longa (teleobjectiva) para que o motivo preencha praticamente todo o visor. Certifique-se também que há uma grande distância entre o assunto principal e o fundo.

Ícones dos modos Retrato Nocturno
e Paisagem Nocturna.
• O modo Paisagem define a câmara para a máxima profundidade de campo, para que a imagem fique nítida desde o primeiro plano até ao plano do fundo. Se for necessário utilizar uma velocidade de obturação baixa terá de apoiar a câmara. Este modo funciona melhor com uma objectiva de distância focal curta (grande-angular) e o flash da câmara deve ser desligado para que não dispare.

• O modo Close-up é utilizado para fotografar flores e outros objectos pequenos, mas nas câmaras reflex esse modo não substitui uma objectiva macro. Este modo funciona melhor com assuntos a uma distância correspondente à distância de focagem mínima.

• O modo Desporto é ideal para desporto de acção ou outros assuntos em rápido movimento, pois a definição da velocidade do obturador é a mais rápida possível para congelar a acção. Em algumas câmaras, o modo de focagem automática é definido automaticamente para manter o motivo em movimento focado, e o modo de disparo Contínuo é seleccionado para que possa captar uma imagem a seguir à outra enquanto tiver o dedo no obturador. Para obter os melhores resultados utiliza uma objectiva de distância focal longa.

• O modo de Retrato Nocturno ou Crepúsculo foi concebido para fotografar pessoas ou assuntos próximos ao crepúsculo, noite ou madrugada. O flash é disparado para iluminar os assuntos em primeiro plano e a definição da velocidade do obturador é suficientemente baixa para iluminar o plano de fundo. Uma vez que é utilizada uma velocidade de obturação precisa de apoiar a câmara. O obturador também poderá permanecer aberto depois do disparo do flash, por isso mantenha a câmara estável até ele se fechar e se houver pessoas no fundo peça-lhes peça-lhes para ficarem imóveis durante alguns segundos depois do flash disparar.

• O modo de Paisagem Nocturna não dispara o flash e utiliza uma velocidade lenta para captar uma paisagem, sobretudo cenas urbanas ao amanhecer, ao anoitecer ou à noite. Como será utilizada uma velocidade de obturação lenta, precisa de apoiar a câmara. Se a cena incluir assuntos no fundo, pode optar também por usar o modo de Retrato Nocturno.

O modo Sépia produz uma
imagem semelhante a uma
impressão em albumina,
em 1800.
• Os modos de Preto e Branco e Sépia captam imagens em escala de cinzentos. No modo Sépia as imagens adquirem um tom castanho avermelhado semelhante ao das antigas impressões em albumina.

• O modo Panorâmico, também chamado de “assistente de junção”, ajuda a alinhar séries de imagens de forma a que possam ser unidas no seu computador através de um programa de junção panorâmica. Algumas câmaras conseguem mesmo fazer essa junção na própria câmara. Mas se pretende os melhores resultados e imagens maiores, o melhor é fazê-lo no seu computador.

• Outros modos de cena disponíveis podem ser: Festa/Interiores, Praia/Neve, Nascer do sol/Pôr-do-sol, Museu, Fogo-de-artifício, Cópia e Contraluz.


Sem comentários: