sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Focagem – Áreas de Foco

As câmaras mais antigas e mais baratas, focam em qualquer área da cena que esteja no centro do visor ou do monitor. Mas há câmaras que oferecem mais do que uma área de foco (também chamada de zona de foco ou ponto de foco), normalmente indicadas no ecrã ou no visor através de rectângulos ou parêntesis rectos. Outros modelos têm uma área de foco que pode mudar para qualquer ponto da cena. Ambas as abordagens facilitam a focagem em assuntos descentrados. Se a câmara apresentar múltiplas áreas de focagem, normalmente vai focar na do centro ou na zona da cena mais próxima da câmara que coincida com uma das áreas. As áreas de focagem múltipla são especialmente úteis se a câmara permitir seleccionar manualmente a que quer utilizar. Quando utiliza a focagem manual, muitas câmaras acendem uma das áreas de foco quando foca a parte da imagem que coincide com ela. É uma boa forma de saber a localização do plano de foco principal.

Aqui, estão identificadas três áreas de foco, com a utilizada para definir o foco a verde. A câmara normalmente escolhe a área de foco que coincide com a parte da cena mais próxima, mas pode seleccioná-la manualmente.
Parece que quanto mais cara é uma câmara, mais áreas de focagem temos por onde escolher. As onze apresentadas aqui, são de uma reflex da Nikon.
Algumas câmaras permitem mover a área de foco pelo ecrã. Pode também ser possível fazer coincidir a medição Pontual com a área de focagem.

Sem comentários: