terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Jynx torquilla, Torcicolo


Taxonomia
Aves, Piciformes, Picidae.

Tipo de ocorrência
Estival nidificante e invernante.

Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
A área de nidificação da espécie distribui-se pelas zonas boreais, temperadas e subtropicais da Europa e de grande parte da Ásia, para Este até Sakhalin e Hokkaido (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal apresenta uma distribuição alargada no continente, parecendo no entanto evitar a faixa mais ocidental, sobretudo na zona Centro e Norte.

População
Trata-se de uma espécie mal conhecida e para a qual não foram feitos censos dirigidos, pelo que se desconhece o seu tamanho populacional. No entanto, os resultados provisórios obtidos no Novo Atlas das Aves que Nidificam em Portugal indicam que a espécie foi observada em cerca de 20 % das quadrículas (cerca de 200 quadrículas 10x10 km) (ICN dados não publicados), o que permite admitir que a população nacional esteja  compreendida entre 2.500 e 10.000 indivíduos. Não se conhece a tendência populacional desta espécie em Portugal, ignorando-se se sofreu redução da população nos últimos 10 anos e se a população apresenta declínio continuado. No entanto, a situação da espécie no contexto europeu e em Espanha sugerem alguma precaução no que se refere a estes parâmetros. A espécie ocorre também como invernante, sendo também mal conhecida a distribuição dessa população, bem como o seu tamanho e regularidade da sua ocorrência.
 
Para Espanha, estão documentadas reduções desta espécie nalgumas áreas e até desaparecimentos nalguns locais, se bem que estejam também registados algum incremento populacional e expansão noutras zonas (Cortés & González 2003), tendo sido classificada como tendo Informação Insuficiente (DD) (Madroño et al. 2004).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, embora ainda provisoriamente, apresentando um declínio continuado moderado (BirdLife International 2004).

Habitat
Espécie associada a habitats arborizados necessariamente com disponibilidade de cavidades para nidificar e com presença de alimento (formigas), correspondendo a zonas de subcoberto pouco abundante ou com clareiras em zonas mais soalheiras (Cortés & González 2003). Em Portugal nidifica numa tipologia variada de habitats nos quais se incluem montados, carvalhais, pomares, bosques mistos, zonas agrícolas e galerias ripícolas.

Factores de Ameaça
Os principais factores de ameaça prendem-se com a diminuição da disponibilidade de alimento motivada pelas modernas técnicas de produção agrícola (mobilização do terreno, insecticidas) e por influência de condições meteorológicas menos favoráveis, que também interferem na disponibilidade de alimento (Cortés & González 2003).

Medidas de Conservação
As medidas de conservação a implementar prendem-se de um modo geral com a preservação dos habitats de nidificação, em particular com a disponibilização de locais de nidificação (caixas-ninho) e com o controlo dos factores que estão na origem da redução dos recursos alimentares, nomeadamente reduzir o uso de insecticidas e favorecimento da produção agrícola e animal em regime extensivo.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: