Aqui foi utilizada a maior profundidade de campo possível para manter tudo nítido, desde a parte da frente do avião até ao plano de fundo. |
A nitidez – ou a falta dela – é imediatamente evidente quando olhamos para uma fotografia. Por exemplo, numa imagem captada num jardim, pode ter apenas uma parte de uma flor focada ou a flor inteira incluindo as folhas à volta. A partir do momento em que perceber como controlar a profundidade de campo, sentir-se-á muito mais confiante quando quiser certificar-se que algo fica – ou não – nítido.
Para controlar a profundidade de campo, tem de considerar três factores.
Esta foto da página de um livro mostra o quão curta pode ser a profundidade de campo quando fotografa muito próximo do assunto. |
- O diâmetro da abertura. Quanto mais pequena for a abertura, maior será a profundidade de campo; e quanto maior a abertura, menor ela será.
- Distância da câmara ao assunto. Á medida que se afasta de um assunto para focá-lo, aumenta a profundidade de campo; e á medida que se aproxima, diminui.
- Distância focal da objectiva. Utilizar uma objectiva grande-angular ou afastar o assunto utilizando o zoom, aumenta a profundidade de campo; e utilizar uma objectiva longa ou aproximar o assunto com o zoom, diminui-a.
Cada um destes três factores afecta por si só a profundidade de campo, mas o seu efeito será maior se os combinar. Pode conseguir a menor profundidade de campo com uma teleobjectiva, quando está próximo do assunto, utilizando a abertura máxima; ou a maior profundidade de campo, quando está afastado do assunto, com a objectiva definida para grande-angular, com a abertura mínima.
Aqui, a profundidade de campo da câmara foi definida de forma a manter apenas o pássaro focado. As partes da imagem mais próximas e mais afastadas da câmara tornaram-se cada vez menos focadas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário