quinta-feira, 12 de março de 2015

Dynamic Drive Overlays (DDO)


Se não existe um upgrade de BIOS disponível para sua placa mãe, e ao mesmo tempo você não está a fim de gastar muito dinheiro numa nova placa mãe, existe uma terceira solução (apesar de não ser muito recomendável como veremos adiante) que é instalar um driver tradutor, chamado Dynamic Drive Overlay.

Este pequeno programa substitui as instruções do BIOS, permitindo superar suas limitações.

Existem tanto programas destinados a placas mãe com limite de 504 MB, quanto para placas mãe com limite de 7.88 GB.

Como o disco só pode ser acedido com a ajuda do programa, é preciso instalá-lo antes do sistema operativo. Uma vez instalado, ele passa a ser referenciado no sector de Boot do disco rígido, e passa a ser carregado sempre que o computador é ligado.

Os fabricantes fornecem este programa na disquete que acompanha os discos rígidos vendidos em versão retail. Se você não recebeu a disquete, basta baixar o programa do site do fabricante. O nome varia de acordo com o fabricante, mas quase sempre é EZ-Driver ou Disk Manager. Alguns links são:

A Ontrack comercializa seu Disk Go!, que funciona com discos rígidos de qualquer fabricante, porém, este programa custa 60 dólares, enquanto as versões dos fabricantes são gratuitas.

Usar um driver de Overlay traz várias desvantagens: eles não são compatíveis com muitos programas de diagnóstico, não permitem o uso dos drivers de Bus Mastering, o que prejudica a performance do disco rígido e do sistema como um todo. Também temos problemas com a maioria dos boot managers, dificultando a instalação de mais de um sistema operativo no mesmo disco e, finalmente, temos o problema da desinstalação: para remover o driver é preciso limpar o sector de boot através do comando FDISK /MBR e em seguida reparticionar o disco.

Configurando os parâmetros manualmente

 
É possível instalar um disco maior que 504 MB em placas com esta limitação, configurando manualmente os parâmetros da geometria do disco através do Setup. O disco deve ser manualmente configurado como tendo 1024 cilindros, 16 cabeças e 63 setores. Isto fará com que o BIOS utilize apenas os primeiros 504 MB do HD, ignorando o resto. Claro que este procedimento não é recomendável, pois desperdiçará boa parte do disco rígido, mas pode ser usado como último recurso. Se, por exemplo, você precisar instalar um disco rígido de 512 MB, não fará mal perder 8 MB, mas, ao instalar um disco rígido maior o espaço desperdiçado será significativo.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: