sexta-feira, 25 de março de 2016

Distância Focal Normal

É difícil olhar para uma fotografia
e descobrir com que distância
focal foi captada. No entanto,
os objectos de uma imagem
captados com uma objectiva
normal apresentam entre si
uma relação espacial normal.
Numa câmara de 35 mm uma objectiva “normal” corresponde a uma distância focal fixa de 50 mm, ou uma objectiva zoom definida para um ângulo ligeiramente superior à sua definição de grande-angular. Quando utilizamos uma objectiva com esta distância focal, a cena assemelha-se àquilo que vemos a olho nu. Com uma distância focal mais longa tudo parece mais aproximado que o que realmente está. Com uma distância focal mais curta tudo parece demasiado afastado.

Uma objectiva de distância focal normal (50 mm) não é necessariamente aquela que os fotógrafos usam mais. Muitos fotógrafos preferem o ângulo de visão mais abrangente e a profundidade de campo maior das distâncias focais ligeiramente mais curtas.

Uma objectiva é designada por “normal” quando capta uma cena tal como o olho humano a vê. Isto parece um contra senso, porque o ângulo do olhar é mais abrangente que qualquer objectiva normal. No entanto, pode demonstrar a si próprio porque é que uma distância focal específica é normal para a sua câmara. Durante uma viagem de carro experimente utilizar o zoom, ou uma objectiva longa, enquanto visualiza o tráfego através do ecrã. Uma distância focal longa faz com que os carros distantes apareçam mesmo ao seu lado; se olhar com os seus próprios olhos verá que os carros não estão de forma alguma tão próximos como lhe parecia. Com distâncias focais mais curtas os carros parecem distantes, mesmo que estejam relativamente próximos. Uma distância focal normal faz com que os carros pareçam estar à mesma distância que os vê normalmente.


Outra forma de o demonstrar consiste em colocar duas fotografias de tamanhos bastante diferentes numa parede. Olhe para cada uma delas separadamente através do ecrã da câmara, com a objectiva definida para uma distância focal normal (ligeiramente superior ao seu limite de grande-angular). Aproxime-se o suficiente para que cada uma delas preencha o ecrã, depois utilize uma distância focal mais longa e verá que parece estar demasiado próximo; e uma distância focal mais curta que lhe dará a sensação de estar demasiado próximo.


Sem comentários: