sexta-feira, 4 de março de 2016

Objectivas Zoom

A maioria das câmaras com objectiva fixa têm uma objectiva zoom incorporada. As objectivas zoom também são muito populares entre os utilizadores de câmaras reflex. Este género de objectivas permite escolher qualquer distância focal da gama do zoom, o que as torna muito práticas. Essa gama é indicada em mm e, em algumas câmaras com objectiva fixa, como um multiplicador. Por exemplo, uma câmara com uma gama de 28-90 mm é também designada por zoom de 3x (90 dividido por 28 dá cerca de 3). Uma objectiva com uma gama de 6-72 mm será designada por um zoom de 12x (72 dividido por 6 é 12).

O zoom pode ser de tês tipos: óptico, digital e de corte (cropping):

O zoom óptico altera realmente a quantidade da cena que cabe no sensor da imagem. Cada pixel na imagem contém os dados originais, por isso a imagem final é nítida e tem qualidade.

O zoom digital, encontrado em muitas câmaras com objectiva fixa, considera uma parte da imagem reflectida no sensor da imagem e aumenta-a para que preencha todo o sensor. Para isso acrescenta novos píxeis à imagem através da interpolação. A imagem interpolada não tem a mesma quantidade de píxeis originais que uma foto captada com um zoom óptico, por isso a qualidade é inferior. Na verdade, esta função do zoom é desnecessária, já que pode conseguir precisamente os mesmo resultados reenquadrando uma imagem num programa de edição fotográfica e depois aumentando-a. Ignore a publicidade sobre o zoom digital e zoom total e considere apenas o zoom óptico. Se este último termo não for utilizado nas campanhas publicitárias, tenha cuidado.
Se a sua câmara tiver um anel
do zoom na objectiva pode
rodá-lo durante uma exposição
lenta, para criar uma espécie
de explosão de luzes na
imagem.

O zoom de corte (Cropping), designado por Smart Zoom pela Sony, funciona como o zoom digital mas não adiciona novos píxeis à imagem. A imagem é reenquadrada e ele utiliza apenas uma parte dos píxeis originais, não aumenta a imagem. O efeito é precisamente igual ao reenquadramento da imagem num programa de edição fotográfica.

Para fazer zoom out na maioria das câmaras com objectiva fixa tem de pressionar uma alavanca em determinada direcção, ou premir o botão de zoom out, para encurtar o ângulo de visão. Usar a alavanca na direcção oposta, ou carregar no botão de zoom in, permite aproximar os assuntos. Nas reflex digitais, e algumas câmaras com objectiva fixa avançadas, pode fazê-lo rodando o anel da objectiva.

Fazer zoom através da objectiva assemelha-se a afastar-se ou a aproximar-se de uma cena. Esta casa foi fotografada a partir do mesmo ponto, utilizando uma objectiva zoom com definições desde grande-angular até teleobjectiva.


Sem comentários: