Paco cresceu no seio de uma família de músicos de flamenco que cedo o encorajaram a aprender guitarra. Rapidamente revela-se um prodígio, fortemente influenciado por Nino Ricardo e Sabicas. Adolescente, ganha numerosos prémios devido à sua técnica rápida e inventiva, e a um sentido inato do ritmo. Nos anos 60, continua a aperfeiçoar a delicadeza das articulações e dos improvisos acrescentando-lhes força e profundidade. No álbum Fuente y Caudal (1973), o titulo com o mesmo nome é uma taranta com modulações mouriscas, interpretada com uma intensidade sombria, harmonias cristalinas, linhas expressivas e tremolos. Na rumba "Entre Dos Aguas", um êxito na Espanha, De Lucia propõe uma abordagem popular moderna, com uma secção rítmica composta por um baixo eléctrico e percussão. Continua a explorar novas facetas do flamenco no álbum Almoraima (1976), em que o titulo principal, uma buleria, se une a ritmos sincopados, melodia delicada e influências latino-jazz. A rumba "Rio Ancho" expõe um ritmo sensual, temas líricos e passagens inventivas. No álbum Castro Marin (1979), toca em trio com os músicos de jazz John McLaughlin e Larry Coryell, misturando assim jazz, flamenco e outras influências. A seguir, forma o trio com John McLaughlin e Al Di Meola, onde se cruzam ritmos intensos e diálogos virtuoso entre instrumentos.
Uma técnica fora de série
Com os rasgueados, picados, alzapuas e
tremolos, De Lucia, criou uma técnica instrumental sofisticada. |
Dc Lucia participa ainda integrando outras formações, como em sexteto no álbum Solo Quiero Caminar (1981).
Tambem gravou soberbas árias de flamenco tradicionais, como "La Barrosa" (1987) e a homenagem a Sabicas "Tio Sabas" (1990). A sua extraordinária velocidade e os improvisos de génio fazem de Paco de Lucia um mestre da guitarra flamenca.
Horizontes musicais
Paco de Lucia introduziu a utilização de arranjos livres de temas flamencos e inovou em termos de secção rítmica moderna.
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