terça-feira, 13 de julho de 2010

Distância focal

A distância focal de uma lente é a distância entre o centro óptico da lente e o foco (ou ponto focal). O foco é o ponto onde se concentram os raios de luz.

Numa objectiva a distância focal é a distância entre o diafragma desta e o foco.

As objectivas das câmaras tem uma distância focal fixa ou variável, dependendo do tipo de objectiva. Ao variar a distância focal conseguimos uma menor ou maior aproximação. É o que comummente chamamos zoom.

No exemplo seguinte vemos uma foto tirada do mesmo sitio variando a distância focal da nossa objectiva. Podemos ver como segundo aumentamos a distância focal aumentamos também a aproximação.
 
Mas a distância focal não afecta unicamente a aproximação. Também modifica a perspectiva da foto.

Perspectiva

Ao modificar a distância focal, como temos visto, modificamos o campo de visão. Assim, ao aumenta-la aproximamos-nos e ao reduzi-la afastamos-nos. Isto traz consigo que se modifique a proporção que os objectos ocupam na foto. Igualmente ocorrerá com o fundo. Deste modo, quando nos aproximamos com o zoom de um objecto, também estamos aproximando-nos do fundo. Este efeito modifica a perspectiva dos objectos e podemos vê-lo perfeitamente.

Assim podemos vê-lo com o nosso amigo Alfred, o patinho, no acampamento do Lac de Interlaken. Fazendo-lhe uma foto com a distância focal a 28 mm podemos sacar o fundo completo, com todo o lago. Sem embargo, se nos afastamos de Alfred para fazer que este ocupe a mesma proporção na cena, e aumentamos a distância focal a 100 mm podemos ver como o fundo não sai completo, e o campo de visão se reduz.
 
O efeito é como se o fundo se aproximasse. Podemos ver também nesta foto de flores, que foram tiradas a distintas distâncias da flor, fazendo que ocupe o mesmo na foto. Fixaste como o campo de visão se reduz e o fundo parece aproxima-se. 
A foto a 28 mm a tirei a uns 35 cm da flor, enquanto que a foto a 300mm a tirei a vários metros.

Sem comentários: