sábado, 24 de julho de 2010

Espingarda WE M14 Gas Blowback

Uma novidade à muito esperada entre os fans das espingardas Gas Blowback foi a WE M14 GBBR. Uma espingarda de combate usada proficuamente na guerra do Vietname e com variantes ainda em serviço como espingarda de atirador em algumas secções das forças armadas do Estados Unidos. A M14 é uma arma volumosa da classe de espingardas de combate, uma relíquia de um período mais antigo da arte de guerra onde os canos longos e calibres grandes eram um marco nas armas ligeiras. Baseada na veneranda M1 Garand e calibrada em 7.62 NATO alimentada por carregadores com capacidade para 20 munições, a M14 utilizou os mais modernos materiais em alguns componentes e possuía capacidade de tiro em modo totalmente automático, no entanto, disparar em modo totalmente automático nesse calibre a partir de um carregador de 20 munições é questionável, no mínimo, porque o pequeno carregador não durava muito e o recuo colocava os tiros longe do alvo. 
A primeira coisa que chama a atenção é como esta arma é tão pesada! A WE M14 pode não ter tanto recuo como a real, mas pode ter a certeza, ele está lá, porque o ferrolho bate para trás e para a frente em cada tiro da arma dando um notório coice quando o mecanismo gira para armar o cão e carregar a próxima munição na câmara. O recuo é auxiliado pelo facto de que a culatra da arma ser em metal tornando-a um pouco pesada, com a coronha em fibra de cor da madeira. 
Embora não tenha acessórios em madeira, o bloco de fibra da coronha é sem qualquer questão extremamente sólido e pesado, no entanto é bastante agradável ao toque. O difusor de calor que rodeia o cano ao longo do fuste é em ABS e colorido precisamente para coincidir como o difusor de plástico da época. No global o aspecto estético da arma é excelente, pois até a falsa madeira da coronha é realística porque é construída de um material mais evoluído.

Sem comentários: