terça-feira, 20 de julho de 2010

Tempo de exposição

O obturador é uma cortina que se abre no momento de disparar e limita o tempo que o raio de luz penetra na câmara e alcança o sensor digital. O tempo que a luz leva a alcançar o sensor digital é o que se chama tempo de exposição. É o mesmo que dizer que o tempo de exposição é o tempo em que se está fazendo a foto.
O obturador é um mecanismo muito preciso e rápido que permite limitar a exposição a tempos muito pequenos.

Dependendo da câmara os tempos de exposição variam desde segundos (para condições de luz muito más) a milésimas de segundo (para fotografias muito rápidas). Os tempos mais usuais, em segundos, são:


…4, 2, 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000…

Em modo manual existe um modo chamado BULB no qual a foto se expõe enquanto se mantenha premindo o botão disparador. Na secção de técnicas veremos que uso podemos dar a este modo.

Aproximadamente podemos fazer uma ideia do tempo de exposição que necessitamos para congelar o movimento com esta tabela:

Dois exemplos

Na foto das gotas de água utilizei um tempo de exposição muito baixo para congelá-las. Sem dúvida umas gotas ficarão mais congeladas do que outras. Isto ocorre porque as gotas iam a uma velocidade diferente. Utilizei um tempo de 1/2000 segundos.
 
Na foto do rio este aparece sedoso porque aumentei o tempo de exposição em 1 segundo. Para evitar la trepidação apoiei a câmara sobre uma superfície plana, ajustei o auto-disparo e não toquei na câmara durante o tempo que a foto se fez. 
Tempo de exposição e velocidade de exposição são o mesmo

Na fotografia utilizam-se ambos os termos, mas significam o mesmo, só que a ordem de magnitude está invertida. Assim, reduzir o tempo de exposição é o mesmo que aumentar a velocidade e vice-versa.

Sem comentários: