sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os acidentes de trânsito

Ouvimos amiúde que Portugal tem um elevado índice de acidentes de trânsito, ouvimos 'n' argumentos para esse facto, sendo os mais referidos o excesso de velocidade e o excesso de álcool.

Mas serão só estes? Porque razão raramente ouvimos falar da sinalização inexistente, desadequada e/ou até controversa?

Hoje fui vítima da ausência de sinalização: 
"Exmo. Senhor

Arq. Pedro Paredes
M. Il. Presidente da Câmara Municipal de
Alcácer do Sal
Grândola, 09 de Julho de 2010
ASSUNTO: Protesto.
Exmo. Senhor
Venho pelo presente apresentar a V. Exa. o meu mais veemente protesto pela deficiente sinalização de trânsito existente na Rua do Castelo em Alcácer do Sal.
No dia de hoje o signatário circulava de viatura na rua supra referida quando para sua surpresa a viatura efectuou um embate, completamente atónito pelo ocorrido, o signatário saiu da viatura e verificou que sem que qualquer sinalização o avisasse ou que alguma marca no pavimento de calçada o alertasse para esse facto, o trânsito automóvel tem o seu fim junto á Rua da Matriz, efectuando-se a separação entre a zona automóvel e a zona pedonal por um degrau em betão, da mesma cor da calçada do pavimento circundante…
Foi nesse degrau que a viatura conduzida pelo signatário embateu e, de acordo com algumas afirmações populares ouvidas, o signatário não foi o primeiro nem será o último a embater no referido degrau!
Urge que a Câmara Municipal presidida por V. Exa. tome as medidas necessárias para a devida sinalização do local, de forma a evitar que outros condutores sejam lesados monetariamente e porventura até fisicamente.
No caso do signatário, neste momento, embora ainda não exista uma avaliação dos danos sofridos pela viatura, que ficou impedida de circular, mas que a oficina encarregue da sua reparação, a do sr. Lourenço Manuel Caetano, em Alcácer do Sal, apenas se comprometeu a ter uma avaliação dos danos e seus custos no dia 12JUL2010, são previsíveis, para já, imensos danos para o signatário, porquanto exerce a actividade profissional de Consultor Imobiliário, de Palma a Montemor-o-Novo, o que com a viatura inoperacional não poderá obviamente efectuar.
Atreve-se por conseguinte o signatário a sugerir a V. Exa. que seja colocado no local um sinal de trânsito alertando para a não circulação auto na zona pedonal e/ou a marcação do degrau em betão com uma pintura de uma cor que alerte os condutores para a sua existência."

Sem comentários: