quinta-feira, 29 de julho de 2010

Trepidação e movimento

A trepidação é o efeito que se produz quando uma foto fica tremida por um tempo de exposição insuficiente ou por não controlar o movimento da câmara.
Ao fazer uma foto devemos ter em conta o movimento dos objectos para decidir entre um tempo de exposição ou outro. Os seguintes elementos podem influenciar na trepidação ou o movimento dos objectos:

  • O movimento da câmara ao fazer a foto: Quanto mais parada esteja a câmara no momento do disparo mais fácil será obter uma imagem nítida. Não é o mesmo fazer uma foto com um tripé apoiado no solo que desde um carro em movimento.
  • O movimento dos objectos na foto: Devemos ter em atenção que os objectos que fotografamos se movem e podem fazê-lo a velocidades distintas. Não é o mesmo fotografar uma criança pequena (movem-se endominadamente) que uma modelo profissional que sabe estar perfeitamente quieta. Não se move com igual rapidez um carro de corrida que uma pessoa numa bicicleta.
  • A quantidade de luz ambiental: Quanto maior seja a quantidade de luz mais facilmente resultará utilizar um tempo de exposição baixo e assim evitar uma foto tremida. Não é o mesmo fazer uma foto em plena luz do dia numa rua que dentro de uma casa.
  • A objectiva que se está utilizando: Quanto maior é a distância focal (zoom) maior é a probabilidade de trepidação (foto tremida). Uma objectiva com estabilizador reduzirá as probabilidades de trepidação, ainda que as objectivas estabilizadas têm os seus limites. Não é o mesmo fazer uma foto panorâmica que uma foto com uma teleobjectiva a um futebolista
De seguida apresento 4 exemplos e explicarei porque o resultado foi bom ou mau.
 

  1. A primeira foto foi boa porque se utilizou um tempo de exposição suficientemente baixo como para congelar o movimento do cão saltando e da água saindo.
  2. A segunda foto foi má porque ao ser o tempo de exposição tão alto ficou tremida.
  3. A terceira está correcta porque se utilizou um tempo de exposição suficientemente baixo para deixar a cena estática. Embora não apresentasse dificuldade, já que não continha elementos que se movessem demasiado.
  4. A quarta saiu mal porque não se utilizou um tempo de exposição suficientemente baixo para congelar os aplausos do Mário.

Sem comentários: