segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Disciplina

Em um pequeno acampamento muita coisa pode ser feita pelo exemplo. Você está vivendo com os seus jovens, é observado por cada um deles, é imitado inconscientemente, e isto provavelmente passa-lhe despercebido.
 
Se você é preguiçoso, eles serão preguiçosos, se você faz da limpeza um hobby, isto se tornará o deles, se você for inteligente e inventar acessórios para o acampamento, eles se tornarão inventores concorrentes, e assim por diante.

Mas não faça muito do que deveria ser feito pelos jovens, deixe que eles façam – “quando você quer uma coisa feita, não faça você mesmo” é o lema certo. Quando for necessário dar ordens, o segredo para obter obediência é saber o que quer exactamente e expressar isto de maneira muito clara e simples. Se você acrescentar à ordem uma explanação da razão para ela, esta será feita com maior boa vontade e muito maior inteligência.

Se você acrescentar à ordem e à sua explicação um sorriso, você conseguirá que seja cumprida com entusiasmo. Lembre-se: “um sorriso consegue duas vezes mais que um rosnado”.

Uma palmadinha nas costas é um estímulo mais forte que uma alfinetada.

Espere grandes coisas dos seus jovens e você geralmente obterá.

Setembro de 1911
Pensamentos de B-P
contribuições de Baden-Powell para "The Scout"

Sem comentários: