segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Formação de Inverno para Escuteiros

Estou feliz por ter recebido de alguns Dirigentes as ideias que propõem no sentido de sistematizar a instrução da Unidade nos meses de inverno.

O inverno logo chegará, e a menos que o planeamento esteja pronto a tempo, encontrará as pessoas responsáveis sobrecarregadas antes de terem colocado em ordem o trabalho.

Uma sugestão é rever o curso inteiro oferecido em Escutismo para Rapares, e penso que isso é muito bom, porque Dirigentes e Escuteiros, depois de ler o livro, executam as ideias de acordo com o que se lembram dele, e adicionam novas ideias em linhas similares (é isto que eu gosto de ver), mas sem muitas referencias fora do livro, e no fim um bom número de detalhes é esquecido na formação, entretanto eles podem ser pequenos e aparentemente insignificantes, mas todos eles têm sua importância. Veja, por exemplo, a sugestão de limpar os dentes e fazer uma escova de dentes campestre, este é um pequeno ponto que provavelmente é desprezado nas recomendações em algumas unidades, mas é de real importância a seu modo, e há centenas de outros semelhantes. Então “pata tenras” que provavelmente terão entrado para a Unidade, que foi formada originalmente nas directrizes do livro antes de sua chegada, e provavelmente só entraram na forma subsequente de formação, saberão pouco do ensino original. Dirigentes que relêm o livro depois de algum intervalo, com certeza verão alguns desses pontos com uma luz nova. Assim por várias razões, podem-se repassar os ensinamentos do livro durante os meses de inverno.

Outubro de 1911
Pensamentos de B-P
contribuições de Baden-Powell para "The Scout"
 

Sem comentários: