quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pontos fortes

Os pontos fortes são aqueles que se aproximam dos terços e das suas intersecções. Nas imagens de exemplo seguintes veremos como se trata de fazer coincidir o mais chamativo para nós em cada foto com esses pontos fortes, e como fazer isso lhe dá mais força às fotos mais do que as centrar.

Nestas duas fotos podemos ver como é aplicada a regra dos terços para colocar os animais. Na primeira foi colocada a serpente acima (para dar-lhe sensação de altura) e à esquerda para que se veja bem o tronco, e assim poder ver onde estava. A foto da águia foi composta tratando de fazer que a águia ocupe quase toda a foto, mas deixando a cabeça próxima do terço superior direito.
Nestas duas fotos podemos ver como foi colocado o barco num terço esquerdo, deixando espaço à direita porque o barco estava “apontando” à direita. No caso da gaivota foi deixado espaço à esquerda porque é de onde estava voando.
Na foto da esquerda fez-se coincidir a azeitona com o terço superior direito, deixando que se vejam as folhas da oliveira na zona esquerda. Na foto da direita praticamente faz coincidir tudo com tudo, e é que o sitio se dava a ele. A catedral com o terço superior esquerdo, o horizonte e a ponte com o terço superior, o pilar da ponte com o terço direito, o solo com o terço inferior e a bicicleta com o terço inferior esquerdo.

Sem comentários: