segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Religião

Relacionada muito próximo com a educação, temos a importante questão da religião. Resumidamente não apoiamos qualquer uma das formas de professar a fé mais que outras, procuramos um caminho para colocar este princípio em prática como fazemos em outros ramos da educação, ou seja, colocamos os jovens em contacto com seu objectivo de fazer seu dever para com Deus por intermédio de seu dever para com o próximo. Ajudando os outros fazendo diariamente uma boa acção, salvando alguém do perigo, adquire-se a coragem, autodisciplina, cavalheirismo, que se tornam rapidamente parte de seu carácter. Esses atributos, juntamente com o correto estudo da Natureza, devem inevitavelmente ajudar a conduzir a alma do jovem mais próximo à espiritualidade com Deus.

Pessoalmente tenho minhas próprias opiniões quanto ao valor relativo do ensino das Escrituras às crianças nas escolas dominicais, e o valor do estudo da natureza e da prática da religião ao ar livre, mas não vou impor minhas opiniões pessoais aos outros.

Prefiro ser guiado pela opinião colectiva de homens experientes, e aqui uma notável promessa está diante de nós. O Escutismo tem sido descrito por diversas pessoas de respeitável reputação como uma “nova religião” – três vezes li isto nesta semana. Não é, naturalmente, uma “nova religião”, é simplesmente a aplicação na religião de princípios agora aprovados por secular tradição – aquele que dá um objectivo definido e coloca a criança para aprender e praticar para si própria – o qual, imagino que de todas experiências que terá, será o único treinamento que realmente manterá a pessoa no bem, e finalmente fará parte de seu carácter.

Janeiro de 1912
Pensamentos de B-P
contribuições de Baden-Powell para "The Scout"
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Você tem que perceber alguns erros que estão no texto,como a palavra acção que deveria ser ação.

José Cardoso disse...

Sim? Porquê?