sábado, 11 de junho de 2011

Maruzen P38

Especificações:
FPS 270fps (0,2g/134a) (os fps de origem podem variar)
Comprimento 215mm
Peso 720g (com carregador)
Capacidade 12 + 1 bb's

Review da Maruzen P38
por Lenny Manseck (aka Lenny;))

Introdução A P38 (1938) foi usada pelos militares alemães durante a Segunda Guerra Mundial como sucessora/alternativa à existente Luger 08 (1908). A P38 continua a ser usada pelos militares alemães sob o nome de P1, no entanto é a ser lentamente (nada se move depressa nas forças militares alemães) substituída pela H&K P8.

Eu quis a P38 porque ia participar no jogo WW2 em Dragon Valey e porque o coldre militar alemão para a P38 vinha incluído. A partir de agora a P8 (só tem coldre aberto de saque rápido) não vai para o terreno em dias de chuva.

Na caixa A arma vem num caixa standard de cartão e é fornecida com um carregador, um chave allen e aproximadamente 20 bb's. As primeiras impressões da arma foram muito positivas. No entanto a maioria das peças é feita de plástico, o contacto e peso são bons graças a alguns bons pesos no punho e o acabamento é limpo. A P38 é uma arma com muitas curvas e o contorno foi bem moldado sem arestas óbvias. Existem também inúmeras marcas das Segunda Guerra Mundial (suásticas não) na corrediça e na secção frontal do cano (ver imagem).

Uso A mecânica da Maruzen P38 é uma absoluta delícia. A operação é idêntica à da P8 onde o gatilho, cão e alavanca de desarme/segurança vem juntos para tornar a arma muito ergonómica. O cão pode ser armado manualmente puxando-o para trás ou puxando a corrediça. A alavanca de desarme/segurança vai libertar o cão sem efectuar um disparo. Puxando o gatilho com o cão numa posição desarmada vai armar e libertar o cão. Todo o mecanismo é extremamente suave e agradável o que vai resultar em muitas horas de actividade enquanto se vê a televisão.

O carregador é construído em fila única e leva um total de 12 bb's. Com uma na câmara, isto faz um total de 13 tiros de aviso e um lançamento mortal. No que concerne ao gás, o carregador leva muito pouco (premir a botija para baixo cerca de meio segundo) e apesar da construção do carregador ser bastante robusta, maneja-se mais como um cartão de crédito do que como um carregador blowback. Isto quer dizer, o gás é suficiente para aproximadamente 20 disparos.

Na caixa de cartão está uma grande etiqueta afirmando que só se deve usar gás 134A. Felizmente numa qualquer esquina escura estava pontapeando uma botija de gás Abbey Predator que veio à mão para os disparos iniciais. A acção blowback era adequada para não incomodar, enquanto a velocidade das bb's foi de 270fps com bb's Excel 0,2g. No entanto com Green Gas, a arma realmente veio a si. O coice que esta pequena besta pode dar-lhe é verdadeiramente surpreendente. Apontar uma vez e puxar o gatilho até a arma fazer 'click' não vai funcionar se esta beleza tiver Green Gas nela. Depois de cada disparo o blowback vai levar a arma para fora do alvo e é necessário apontar para cada disparo. Não é realmente surpreendente, considerando que os fps subiram para perto de 350!

Algumas GBB's simplesmente não trabalham no Inverno. As Glocks da KSC/KWA ficam doidas no Inverno, mesmo com algum Green Gas. Numa tentativa de recrear as condições de Inverno pus rapidamente a arma e carregadores no frigorífico durante meia hora e depois levei-a de novo ao chrony. O gás Abbey Pedrator apenas conseguiu disparar a 230fps, mas com falhas. O Green Gas, por outro lado, produziu uns respeitáveis 295fps. Penso que existem boas hipóteses de que esta arma esteja funcional nos meses mais frios do ano.

O hop é ajustado com um pequeno parafuso no topo do cano externo na direcção do cano interno (marca D) e pode ser ajustado com a pequena chave allen fornecida. Depois de muito rodar apertando e disparando, alguma alegria pode ser adicionada, o que coloca a eficiência do hop directamente entre a Western Arms Infinity (que hop?) e a Glock KSC (hop perfeito!). Ajustar é uma brincadeira e com algum reparo e outros trinta carregadores deve ficar bem.

Desmontar A desmontagem da P38 é exactamente como a real. A alavanca de desmontagem oscila para baixo e mantém-se na arma. A corrediça e o cano podem então ser retirados como uma peça. Se a corrediça for então voltada para cima, uma peça de metal (marca A) vai libertar o sistema do cano dianteiro que sai fora da corrediça de metal. (tenha cuidado quando volta a corrediça pois o cano pode rapidamente ganhar uma viagem grátis para o chão...).

Montar acontece da forma contrária, onde o cano é colocado na corrediça e todo o conjunto é montado na parte inferior. Pode ter de empurrar a peça de metal (marca A) para cima e tenha cuidado por uma peça da parte inferior (marca B) pode algumas vezes subir. As molas de recuo (marca C) tem pequenas estrias nas quais são seguras e geralmente não colocam problemas.

Qualidade de construção A construção da arma é adequada. Algumas peças são em metal, como o gatilho e o cão. A corrediça de plástico e a peça inferior são, no entanto, reforçadas com rails de metal onde as duas se encontram. Um kit de metal seria um excelente extra mas não penso que um esteja disponível tão cedo. A parte mais fraca da arma é provavelmente o cano dianteiro que está nalguma extensão separado da parte inferior e da corrediça. Uma vez que não tem outro suporte além da base, parece-me ser algo vulnerável no entanto tem-se portado bem até agora.

Tal como qualquer arma, esta Maruzen P38 tem um par de reparos. O primeiro é de que as capas de plástico tem um pequeno movimento quando o gatilho é puxado. A mola do cão está colocada no punho tal como um par de pesos de metal. Quando o gatilho é puxado a mola do cão fica tensa e as capas plásticas flexionam o que dá uma ligeira sensação de instabilidade de todo o conjunto. Quando as duas capas são tiradas, existem dois buracos no fundo das capas plásticas que permitem que um pino seja inserido, o que vai resolver este problema. O segundo reparo diz respeito aos carregadores. Porque eles são tão finos e porque a válvula é um pouco grande ela pode e será, ser atingida acidentalmente pela libertação do carregador e por vários dedos durante o carregamento. Mais uma vez, não é um grande problema mal algo com que ter cuidado.

Conclusão No geral fiquei positivamente surpreendido pela Maruzen P38. Eu penso que a construção, perfomance e acabamento são muito bons e a Maruzen fez um melhor trabalho nesta do que na velha problemática shotgun M1100 Defender GBB. Até agora não houve fugas nos carregadores nem problemas de perfomance e eu já gastei uns 30 carregadores nela, alguns deles carregados com Green Gas. As capas do punho flexíveis e a válvula ser vulnerável a ser acidentalmente descarregada não diminuem a impressão geral positiva e todo o mecanismo gatilho/segurança é tão bom que pequenas faltas podem ser esquecidas.

Aparência 5/5 - Apenas espectacular
 
Qualidade de construção 3/5 - demasiado plástico e capas flexíveis
 
Perfomance 4/5 - aquele mecanismo é orgásmico
 
Valor pelo preço 4/5 - $137.00 Den/WGC - deve ser mais barata na GNG quando estiver disponível
 
Potencial geral 4/5 - melhor do que a média (com Green Gas)
in ArniesAirsoft

Sem comentários: