quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os filtros III

Densidade neutra
 
São filtros que unicamente reduzem a quantidade de luz que entra na objectiva, sem modificar as cores. Isto permite aumentar a exposição e evitar zonas queimadas na foto. Os filtros de densidade neutra podem ser normais (que afectam toda a cena) ou degradados (afectam uma parte da cena e tem uma zona de transição). Existem de diferentes graduações, em função da quantidade de luz que se quer limitar. O filtro ND2 reduz a luz a metade (1 passo), o ND4 a quatro vezes menos (2 passos), o ND8 8 vezes menos (3 passos), e assim sucessivamente.
Os filtros de densidade neutra são especialmente úteis quando há muita diferença de luz entre o céu e a terra em fotografia de paisagens. Assim utilizamos o filtro de densidade neutra parcialmente para escurecer o céu. Este método também se utiliza em fotografia nocturna.
Também são especialmente úteis se no ambiente há grande quantidade de luz e queremos aumentar o tempo de exposição mais do que a câmara nos permite com a dita quantidade de luz existente. Por exemplo para conseguir um efeito seda num rio, uma fonte ou similar.

Sem comentários: